Links da Psicologia

American Psychological Association
http://www.apastyle.org/elecref.html
Site da Associação Americana de Psicologia que estabeleceu um estilo que pudesse ser usado em todos os livros e jornais que publica. Muitos outros que trabalham nas ciências sociais adotaram este estilo como seu padrão também. As regras e diretrizes do estilo da APA são ajustados em um livro de referência chamado o manual da publicação da associação americana de psicologia. Anote por favor que quando os investigadores falam sobre o estilo de APA, podem consultar ao sistema de APA das citações no formato do texto e de referência.

Associação Brasileira de Educação a Distância

http://www.abed.org.br/

ABED é uma sociedade científica, que tem como finalidades: o estudo, a pesquisa, o desenvolvimento, a promoção e a divulgação da educação a distância. Site interativo que divulga eventos fóruns na área de educação a distância. Apresenta biblioteca que oferece artigos na integra sobre EAD sobre EAD.
Associação Junguiana do Brasil
http://www.ajb.org.br/
A Associação Junguiana do Brasil, tem por objetivo promover o aperfeiçoamento ético e profissional de seus membros na prática da Psicologia analítica e divulgar o pensamento de CG. Jung, através de congresso, publicações. Contem informações históricas da associação, cursos, artigos e links na área de psicologia.

Banco de tese – USP

http://www.teses.usp.br/

Site do banco de teses com texto completo defendidas na USP.
Banco de Teses e Dissertações da Universidade de Brasília
http://www.teses.cpd.unb.br/
Site de banco de teses e dissertações da UNB. Possui um buscador que faz a pesquisa por termos nas diversas áreas do conhecimento. Apresenta dados como título, autor, orientador, palavras chaves e resumo.
Banco de Teses – PPGEP/UFSC
http://teses.eps.ufsc.br
Site do Banco de Teses do PPGEP/UFSC. Contém informações sobre o banco, data das defesas de teses e dissertações, links relacionados, consulta por título, autor, assuntos, etc para busca das teses e dissertações defendidas no PPGEP

BDTD – Biblioteca Digital de Teses e Dissertações- IBICT

http://bdtd.ibict.br/bdtd/

O IBICT coordena o projeto da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), que busca integrar os sistemas de informação de teses e dissertações existentes nas Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, bem como estimular o registro e a publicação de teses e dissertações em meio eletrônico.
Biblioteca Digital da UEL (Universidade Estadual de Londrina)
http://www.bibliotecadigital.uel.br
A Universidade Estadual de Londrina (UEL) está disponibilizando a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações que deve abrigar toda a publicação científica da instituição. Até agora foram incluídas 52 publicações, mas a intenção é digitalizar todo o acervo de 34 anos de existência da UEL e integrar o sistema do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), que pretende tornar acessível via Web toda a produção científica nacional.

Biblioteca Digital da Unicamp
http://libdigi.unicamp.br/
A Biblioteca Digital da UNICAMP, foi oficialmente instituída em 08/11/2001, tem por objetivo disponibilizar a produção Científica/Acadêmica da Unicamp em formato eletrônico: artigos, fotografias, ilustrações, obras de arte, revistas, registros sonoros, teses, vídeos e outros documentos de interesse ao desenvolvimento científico, tecnológico e sócio cultural. Esta organizada por documentos afins tais como: Dissertações e teses, Hemeroteca, Periódicos eletrônicos, Produção técnico-científica digital.

Biblioteca Virtual – Centro de Documentação e Informação da FAPESP (BV-CDI)

www.bv.fapesp.br

Site onde o usuário acessa diversas bases de dados referenciais de informações da FAPESP, como projetos de pesquisa, diretório de eventos e teses, além de reportagens publicadas pela imprensa sobre a Fundação e notícias gerais de C,T&I. Reúne diversas fontes de informação sobre ciência, tecnologia e inovação (C,T&I) em uma única plataforma na internet. O novo serviço vai contribuir para a preservação e disseminação da memória institucional da FAPESP e colaborar para aumentar a quantidade e a qualidade de conteúdos nacionais em C,T&I que circulam nas redes eletrônicas e nas novas mídias. O projeto da BV-CDI está sendo desenvolvido em parceria com o Centro Latino-americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme/Opas/OMS). Outros parceiros da iniciativa são o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Sistema Integrado de Bibliotecas da USP (SIBi/USP) e o Laboratório de Jornalismo Científico (Labjor), da Universidade Estadual de Campinas. A BV-CDI abrange todas as áreas do conhecimento e está em fase inicial de armazenagem de dados.
Biblioteca Virtual em Saúde – Psicologia
http://www.bvs-psi.org.br/
A Biblioteca Virtual em Saúde – Psicologia (BVS-Psi) tem como objetivo garantir o acesso à informação de forma rápida e precisa, através da seleção, organização e disseminação da informação neste espaço virtual especializado, assegurando ao psicólogo e pesquisador da psicologia o acesso eficiente, online e eqüitativo aos produtos e serviços de qualidade disponibilizados na Internet. Este instrumento busca contribuir para a atualização profissional do psicólogo, assim como para o avanço da pesquisa científica no Brasil e na América Latina. são várias fontes de informação disponível aos pesquisadores sendo que algumas com texto na integra.
Caos: Revista Eletrônica de Ciências Sociais
http://www.cchla.ufpb.br/caos/
Site da revista eletrônica sobre ciências sociais, publicada, publicada pelo Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal da Paraíba. Apresenta texto completo desde o primeiro número (1999) até os números atuais.

Cérebro & Mente : revista eletrônica de divulgação científica em Neurociência

http://www.cerebromente.org.br/home.htm

Cérebro e mente é uma revista eletrônica que se propõe a divulgar o conhecimento científicosobre as neurociências, bem como proporcionar um melhor entendimento dos processos mentais – normais ou patológicos – ocorridos no ser humano, através de uma linguagem clara e accessível a todos. Os artigos são disponibilizados na íntegra.

Cipedya

http://www.cipedya.com/

O Cipedya é uma biblioteca colaborativa de documentos digitais, de uso gratuito, associada a uma interface de busca similar aos mecanismos de busca tradicionais. No Cipedya, professores podem criar uma biblioteca para disponibilizar aos estudantes documentos de um curso, incluindo resumos, apostilas, apresentações ou qualquer outro documento em formato digital. Acadêmicos e pesquisadores podem disponibilizar suas publicações mais recentes numa biblioteca particular, do departamento, do grupo de pesquisa ou da própria instituição.Além disso, palestrantes podem disponibilizar para os participantes de um evento suas apresentações. E autores, escritores e artistas podem disponibilizar suas criações numa biblioteca particular.

CNPQ

http://www.cnpq.br/

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) é uma Fundação, vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), para o apoio à pesquisa brasileira. Contribuindo diretamente para a formação de pesquisadores (mestres, doutores e especialistas em várias áreas de conhecimento), o CNPq é, desde sua criação, até hoje, uma das maiores e mais sólidas estruturas públicas de apoio à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) dos países em desenvolvimento. Os investimentos feitos pelo CNPq são direcionados para a formação e absorção de recursos humanos e financiamento de projetos de pesquisa que contribuem para o aumento da produção de conhecimento e geração de novas oportunidades de crescimento para o país.
ComCiência – Revista Eletrônica de Jornalismo Científico

http://www.comciencia.br/

Revista eletrônica que apresenta os mais diversos assuntos sempre sob o aspecto do jornalismo científico, entre os assuntos podemos citar: reforma universitária, trabalho, células-tronco, etc. Os artigos são apresentados na íntegra.
Conselho Regional de Psicologia – São Paulo
http://www.crpsp.org.br/
O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP SP) tem a finalidade de orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de psicólogo, de acordo com o estabelecido na Lei Federal n° 5.766, de 20 de dezembro de 1971.
O site bem completo apresenta todas as atividades desenvolvidas pelo CRP: atendimento, orientações, sede e subsede, serviços, comissões.

Consórcio de Informações Sociais -CIS

http://www.nadd.prp.usp.br/cis/index.aspx

OCIS é um sistema destinado à transferência de fornecimento e intercâmbio de informações, via internet, sobre diversos aspectos da sociedade brasileira.

Ele visa ampliar a infra-estrutura de informações disponível para investigadores ligados ao campo das Ciências Sociais e áreas afins. CIS é o resultado de um projeto do Núcleo de Apoio à Pesquisa sobre Democratização e Desenvolvimento da Universidade de São Paulo (NADD-USP) em parceria com a Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS).
Currículo Lattes
http://lattes.cnpq.br
Página de acesso ao Sistema CV-Lattes, em suas versões on-line e off-line, é o componente da Plataforma Lattes desenvolvido para o CNPq e utilizado por MCT, FINEP, CAPES/MEC e por todos os atores institucionais bem como pela comunidade científica brasileira como sistema de informação curricular. Fazem uso desse sistema pesquisadores, estudantes, gestores e profissionais do sistema nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Directory of Open Access Journals
http://www.doaj.org
A universidade de Lund, na Suécia, criou um diretório com a lista de periódicos on-line com acesso livre. O serviço disponibiliza 736 periódicos de todas as áreas do conhecimento e línguas. Ao todo 54999 artigos estão incluídos no serviço de DOAJ.

Dissertations Proquest
http://wwwlib.umi.com/dissertations

Base de dados on-line, em língua inglesa, com mais de 1 milhão e 500 mil entradas. Apresenta trabalhos de autores americanos e europeus. São adicionadas 47.000 novas dissertações e 12.000 novas teses a cada ano. As dissertações podem ser lidas até as primeiras 20 páginas podendo ser traduzidas via tradutor.

Domínio Público
http://www.dominiopublico.gov.br

Chamado de biblioteca virtual, o portal ‘Domínio Público’ traz romances, crônicas e poesias de autores brasileiros, portugueses e de outros países. Há ainda livros e publicações de filosofia, história e ciências, além de teses e dissertações de Universidades brasileiras. A Secretaria de Educação a Distância do MEC será a responsável pela manutenção.
Educação
http://www.revistaeducacao.com.br/
Site da revista Educação que além do assunto educação, apresenta artigos sobre gramática, alfabetização, avaliação, ciência, cinema, história, literatura. Procura abordar temas que estão sendo discutidos na atualidade. Os textos são apresentados na integra desde o número 235.

Estudos de Psicologia
http://www.puc-campinas.edu.br/servicos/periodicos/detalhe.asp?id=1
Revista Científica da PUC – Campinas, contendo: Palestras, Congressos, Cursos, Teses e Dissertações e informações gerais sobre Psicologia.

ETD – Educação Temática Digital

http://143.106.58.55/revista/index.php

A revista ETD Educação Temática Digital é uma publicação semestral da Biblioteca da Faculdade de Educação/UNICAMP, na área educacional totalmente on-line. Disponibiliza os artigos na integra.
Federação Brasileira de Psicodrama
http://febrap.org.br/

Site dedicado a divulgação da teoria do Psicodrama, uma das vertentes da Psicologia, contendo dados da fundação por Moreno, como aplicar o psicodrama, debates, fóruns, relação das instituições federadas.
O psicodrama é um método de intervenção e pesquisa nas relações interpessoais, nos grupos, entre grupos ou de uma pessoa consigo mesma. Estimula a criatividade nas pessoas, mobiliza grupos para vivenciarem a realidade. Tem sido amplamente utilizado na educação, nas empresas, nos hospitais, na clínica, nas comunidades.
Guia das Profissões
http://www.guiadasprofissoes.com.br/

Site sobre orientação profissional e vocacional. Apresenta dicas de como conseguir bolsa de estudo, como escolher a escola que você irá estudar, informações sobre curso tecnológico, sequenciais, orientação vocacional, jogos vocacionais e relação e descrição de profissões.

IHU On-line – Revista do Instituto Humanitas Unisinos

http://www.unisinos.br/ihuonline/

IHU On-Line é uma publicação semanal do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos.

Seu conteúdo está organizado em: eventos, cartas ao leitor, sala de leitura, IHU reporter, Errata. A revista assume cinco grandes eixos orientadores de sua reflexão e ação do Instituto: Ética, Trabalho, Sociedade Sustentável, Mulheres: sujeito sociocultural, e Teologia Pública. Todos os seus artigos são disponibilizados na integra.
Instituto de Psicologia

http://www.psicologia.ufrgs.br

O Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul mantém um curso de graduação, com habilitação para psicólogo, dois programas de pós-graduação com mestrado e doutorado. Oferece serviços profissionais à comunidade, através de projetos de extensão e atendimentos especializados. Investe na produção de pesquisa e atividades de especialização.

site apresenta como está organizado o Instituto, seus departamentos, corpo docente, cursos, etc.

Journal of the Experimental Analysis of Behavior

http://www.pubmedcentral.nih.gov/tocrender.fcgi?journal=299&action=archive

Journal of the Experimental Analysis of Behavior, , JEAB, periódico vinculado à Society for the Experimental Analysis of Behavior disponibiliza em seu site todos os seus artigos até o ano de 2006 com informações relevantes sobre experimentos na área comportamental.

Latindex

http://www.latindex.unam.mx

Diversas revistas científicas editadas em países ibero-americanos foram compiladas na biblioteca virtual Latindex, que com 14 mil títulos se transformou em uma plataforma única de difusão das descobertas científicas da região.

Os serviços beneficiaram o acesso do público à produção acadêmica por meio da internet e constituem um incentivo para que cientistas da região possam mostrar seu trabalho, às vezes excluído nas publicações européias e americanas. O objetivo do Latindex é “mostrar que nem tudo publicado no exterior é melhor. A organização quer que todas as revistas registradas

ofereçam gratuitamente seus textos. Isso já acontece, como conseqüência de uma corrente acadêmica que procura dar acesso total à produção científica, contra o modelo de privatização dos serviços.

Lista de periódicos

http://www.blackwellpublishing.com

Listagem selecionada de periódicos nas mais diversas áreas do conhecimento.

A forma de apresentação dos periódicos são por meio de resumo ou texto completo.
LivRe
http://livre.cnen.gov.br/
O CIN ( Centro de informações Nucleares) desenvolveu e disponibiliza um portal com 2198 periódicos acadêmicos de livre acesso na Internet, chamado LivRe. É possível fazer buscas, por assunto, por periódicos avaliados por pares, indexados, por idioma dos artigos, por área de conhecimento e por índice alfabético de títulos. Os periódicos incluem revistas científicas (journals), revistas de divulgação científica (magazines) e boletins técnicos (bulletins/newsletters).

Melhor – Gestão de Pessoas
http://revistamelhor.uol.com.br
Site da revista Melhor que apresenta os artigos sobre gerenciamento de pessoas, gestão empresarial, carreira, comportamento das pessoas, qualidade de vida com o conteúdo na integra.
Ministério da Saúde
http://www.saude.gov.br/
Site do Ministério da Saúde apresenta todas sua estrutura e atividades. Secretárias e agências filiadas ao ministério, programas e projetos que desenvolve, biblioteca, notícias e eventos, recursos financeiros, prestação de contas, etc.

OAIster
http://oaister.umdl.umich.edu/o/oaister/
O OAIster é um projeto da Biblioteca Digital da Universidade Michigan, que, embora sendo um banco de dados americano, apresenta recuperação da informação de itens na língua portuguesa, devido as bases de dados que congrega. Essas bases de dados participam do projeto “arquivos abertos”, disponibilizando textos completos em diversas áreas do conhecimento.

PEPSIC – Periódicos Eletrônicos em Psicologia
http://scielo.bvs-psi.org.br/scielo.php
Reúne uma coleção de revistas científicas em Psicologia e áreas afins. O objetivo deste site é implementar uma biblioteca eletrônica que possa proporcionar um amplo acesso a coleções de periódicos como um todo, aos fascículos de cada título de periódico, assim como aos textos completos dos artigos. O acesso à coleção de periódicos é através de uma lista alfabética de títulos, ou por meio de um índice de assuntos, ou ainda através de um módulo de busca por palavras do título dos periódicos, pelos nomes das instituições publicadoras, pelo local de publicação e por assunto.

Periódicos Qualis Nacionais no portal da Capes

http://www.periodicos.capes.gov.br/

Este site apresenta um lista de periódicos com circulação nacional, internacional, classificados em nível A e/ou B disponíveis com texto completo gratuitamente na Internet. Está organizado por área do conhecimento e ordem alfabética de título.
Portal de Acesso Livre da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes
http://acessolivre.capes.gov.br
Portal de Acesso Livre da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes que oferece gratuitamente, 1050 publicações científicas brasileiras e internacionais de diferentes áreas do conhecimento, além do banco de dados com resumos de 175 mil teses e dissertações defendidas desde 1987 em instituições brasileiras ou por pesquisadores e estudantes brasileiros em universidades estrangeiras. Além das publicações, os interessados terão acesso a 17 sítios que oferecem publicações de acesso gratuito, bases de dados referenciais e estatísticas de organismos nacionais e internacionais, dentre eles, da Comissão Econômica para a América Latina (Cepal), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Fundo Monetário Internacional (FMI) e da Biblioteca Nacional, em que estão disponíveis 650 livros das áreas de ciências biológicas e da saúde, além de livros, manuscritos, gravuras, partituras e fotografias.
Prossiga
http://www.prossiga.br/bvtematicas/
Site de bibliotecas virtuais temáticas do Prossiga

Psicologia: Reflexão e Crítica
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issues&pid=0102-7972&lng=pt&nrm=iso
Site da Revista Psicologia: reflexão e crítica, indexada pelo Scielo, Scientific Eletronic Library nline (biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada) . Os artigos estão disponibilizados na íntegra desde 1997 na área psicologia.

Psicologia: Reflexão e crítica

http://www.psicologia.ufrgs.br/revista/

Revista quadrimestral do curso de pós-graduação em psicologia da Universidade Federal do Rio Grande dos Sul. Lançada em 1986, seu objetivo é publicar trabalhos originais na área de psicologia: relatos de pesquisas, estudos teóricos, revisões criticas de literatura, comunicações breves sobre pesquisas, relatos de experiência profissional, notas técnicas, resenhas e notícias.
Psicologia: Teoria e Pesquisa

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issues&pid=0102-3772&lng=pt&nrm=iso

Site da Revista Psicologia, indexada pelo Scielo, Scientific Eletronic Library Online (biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada) . Os artigos estão disponibilizados na íntegra desde 2000 na área psicologia.
Psicopedagogia on-line
http://www.psicopedagogia.com.br/
Portal na área de piscopedagogia que apresenta diversas informações divididas em artigos, entrevistas, fórum, opiniões do público, glossário, curiosidades, boletim informativo.

Psipesquisa
http://www.psipesquisa.com.br/phplinks/

Site de busca contendo catálogo de links que aborda assuntos relacionados a área da Psicologia, possuindo teorias como a da Psicanálise, Behaviorismo, Fenomenologia, Gestalt, Existencialismo. Possui uma lista dos mais variados temas: Personalidade, Psiquiatria, Clínica, Neuropsiquiatria, Psicologia Forense, Revistas, Áreas de atuação do Psicólogo, Fóruns, ONGs, entre outros.

Qualis – Classificação de periódicos, anais, jornais e revistas
http://qualis.capes.gov.br/
Qualis é o resultado do processo de classificação dos veículos utilizados pelos programas de pós graduação para a divulgação da produção intelectual de seus docentes e alunos. Tal processo foi concebido pela Capes para atender a necessidades específicas do sistema de avaliação e baseia-se nas informações fornecidas pelos programas pelo Coleta de Dados. A classificação é feita ou coordenada pelo representante de cada área e passa por processo anual de atualização. Os veículos de divulgação citados pelos programas de pós graduação são enquadrados em categorias indicativas da qualidade – A, B ou C e do âmbito de circulação dos mesmos – local, nacional ou internacional.

Redarte-SP – Rede de informação em Arte da Cidade de São Paulo
http://www.goethe.de/redarte
É um serviços de informação que apresenta acervos representativos sobre os vários ramos das artes na cidade de São Paulo.

Revista Agenda Social

http://www.uenf.br:80/Uenf/Pages/CCH/Agenda_Social/

“Agenda Social”, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais da Uenf é uma revista tem tem o objetivo de ser um canal de comunicação permanente entre a Uenf e a sociedade. Embora seja uma revista científica, a Agenda Social pretende atingir não só especialistas em ciências humanas, mas o público em geral, principalmente gestores de políticas públicas, professores e estudantes. Recomendada pela Capes ­ órgão do Ministério da Educação que financia a pós-graduação e avalia os cursos de mestrado e doutorado em todo o país ­ a revista se propõe a ser um instrumento de diálogo e interlocução entre a Uenf e outros pesquisadores e instituições de pesquisa, bem como entre a universidade e o poder público.Os artigos terão como eixo temático as relações entre o Estado e a sociedade civil. Tais relações perpassam um grande número de áreas, tais como a educação, a cultura, questões urbanas e ambientais, os temas da democracia e da formação social brasileira, da comunicação, da ciência, da tecnologia, do desenvolvimento, da justiça distributiva.

Revista de Ciências Humanas – Universidade de Taubaté/UNITAU

http://www.unitau.br/prppg/publica/humanas/index.htm#Volume%205%20Número%202

Site da Revista Ciencias Humanas da UNITAU que disponibiliza somente os sumários de edições desde 1996 a 2001 bem como os resumos.
Revista de Psicologia Catharsis
http://www.revistapsicologia.com.br/

Revista direcionada a profissionais e estudantes de psicologia, contendo matérias on-line, biblioteca com outras revistas, eventos, pode-se fazer a assinatura, possui também pesquisas e enquetes com variados temas.

Revista Novos Estudos- Cebrap
http://www.cebrap.org.br/index.asp?Fuseaction=Conteudo&Menu=368,0,0,0&ParentID=368
A Revista Novos Estudos é uma publicação do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) desde 1981, multidisciplinar as áreas de ciências humanas, literatura e artes. Publica artigos, entrevistas, debates, entre outros de autores nacionais e estrangeiros. O acesso está dividido em área de assinantes e área de acesso livre, esta contém parte da sua coleção disponibilizando artigos com texto na íntegra.

Revista Texto Digital
http://www.textodigital.ufsc.br
Publicada apenas em formato eletrônico, essa revista é um espaço destinado à publicação de textos (artigos científicos, palestras, etc) cuja temática envolva a literatura e o texto no meio digital, assim como as implicações de escrita, leitura, ensino e aprendizagem, que esse suporte proporciona.

Revista Virtual de Gestão de Iniciativas Sociais
www.ltds.ufrj.br/gis
A Revista Virtual de Gestão de Iniciativas Sociais dedica-se a divulgar trabalhos voltados para a apresentação e a análise de propostas e experiências ligadas à gestão social. Pretende manter uma atitude prospectiva, apontando possíveis tendências nesse tema. Publicada pelo Laboratório de Tecnologia e Desenvolvimento Social do Programa de Engenharia de Produção da Coppe/UFRJ. Como seções fixas, a Revista GIS apresenta artigos, reportagens, entrevistas, apresentação de casos e resenhas críticas. Procuramos utilizar ao máximo os recursos oferecidos pelo formato de periódico on-line, oferecendo links para fontes de informação complementar.

RITS – Rede de Informações para o Terceiro Setor

www.rits.org.br

A Rede de Informações para o Terceiro Setor é uma organização privada, autônoma e sem finalidade lucrativa fundada em 1997 com a missão de ser uma rede virtual de informações, voltada para o fortalecimento das organizações da sociedade civil e dos movimentos sociais.
rPOT : revista psicologia: organizações e trabalho

http://www.cfh.ufsc.br/~rev-pot/

Revista publicada pela UFSC que tem objetivo de atender os profissionais e estudantes de psicologia e áreas afins e contribuir para o enriquecimento da pesquisa e do ensino de psicologia organizacional e do trabalho. Será uma revista internacional de periodicidade semestral.
Saúde e Trabalho
http://www.saudeetrabalho.com.br/
Site especializado na área de segurança e saúde do trabalho. Apresenta textos, pesquisa em livros, periódicos, biblioteca, banco de dados, consulta em legislação, sites e instituições nacionais e internacionais, banco de currículos, além disso possui um buscador para pesquisa interna do site.

Scielo

www.scielo.br
A Scientific Electronic Library Online – SCIELO é uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros. O Projeto tem por objetivo o desenvolvimento de uma metodologia comum para a preparação, armazenamento, disseminação e avaliação da produção científica em formato eletrônico. O objetivo deste site é implementar uma biblioteca eletrônica que possa proporcionar um amplo acesso a coleções de periódicos como um todo, aos fascículos de cada título de periódico, assim como aos textos completos dos artigos. O acesso aos títulos dos periódicos e aos artigos pode ser feito através de índices e de formulários de busca.

Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER)
http://www.ibict.br/secao.php?cat=SEER/Equipe
O Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) foi traduzido e adaptado pelo Ibict em 2003 baseado no software desenvolvido pelo Public Knowledge Project (Open Journal Systems) da Universidade British Columbia, no Canadá. A partir de 2004 passa a ser distribuído com a denominação SEER. É um software gratuito desenvolvido para a construção e gestão de uma publicação periódica eletrônica, possuindo ferramentas essenciais à automação das atividades de editoração de periódicos científicos. Possibilita acesso no conteúdo das revistas brasileira e estrangeiras que fazem parte deste sistema, de acordo com as edições disponibilizadas.

SMAD – Revista Eletrônica de Saúde Mental, Álcool e Drogas

http://www2.eerp.usp.br/resmad/artigo_titulo.asp?rmr=51

Revista editada pelo Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas (DEPCH) da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Objetiva contribuir com os trabalhadores da saúde e afins por meio da divulgação do conhecimento produzido e privilegiando um enfoque multiprofissional sobre os temas abordados. A SMAD espera, ainda, facilitar o intercâmbio e o debate de idéias, favorecendo a integração entre os profissionais dedicados às questões da saúde mental, álcool é drogas no Brasil, nos Países de Língua Oficial Portuguesa e em toda a Região das Américas. Disponibiliza o conteúdo dos artigos na integra.

UNESCO Brasil
http://www.unesco.org.br/publicacoes/edicoesnacionais/mostra_pasta

As atividades da UNESCO no Brasil situam-se predominantemente nos setores da Educação, Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Cultura, Comunicação e Informação. Em todos esses setores, a UNESCO tem procurado atuar com base nas convenções e nos compromissos internacionais firmados pelos Estados Membros em diversos eventos e conferências.

No site da UNESCO existem várias publicações para aquisição e e-books disponíveis para leitura direto no computador o acesso é gratuito.
Alguns títulos:
Mundialização e reforma da educação: o que os planejadores devem saber. UNESCO Edições 2002. Brasil. 130 Páginas
Financiamento da educação infantil: perspectivas em debate
Os Urbanistas
http://www.aguaforte.com/antropologia/osurbanitas/revista/urbanitas1.html
Revista digital no qual o conteúdo dos artigos são apresentados na integra na área de antropologia urbana.

BIBLIOTECA MULTIMÍDIA
http://www.bibliotecamultimidia.org.br
Biblioteca Digital Multimídia – um parceria do governo federal com a Embratel, que vai interligar duzentas bibliotecas públicas e 25 centros culturais do Brasil. A Biblioteca Multimídia, portal do conhecimento da Fundação Biblioteca Nacional apresenta informações sobre o histórico da Biblioteca nacional, visita virtual, exposição virtual e seus serviços.

BIBLIOTECAS DIGITAIS

BDTD – Biblioteca Digital de Teses e Dissertações- IBICT
http://bdtd.ibict.br/bdtd/
O IBICT coordena o projeto da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), que busca integrar os sistemas de informação de teses e dissertações existentes nas Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, bem como estimular o registro e a publicação de teses e dissertações em meio eletrônico

Biblioteca Digital da UEL (Universidade Estadual de Londrina)
http://www.bibliotecadigital.uel.br
A Universidade Estadual de Londrina (UEL) está disponibilizando a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações que deve abrigar toda a publicação científica da instituição. Até agora foram incluídas 52 publicações, mas a intenção é digitalizar todo o acervo de 34 anos de existência da UEL e integrar o sistema do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), que pretende tornar acessível via Web toda a produção científica nacional.

Biblioteca Digital da Unicamp
http://libdigi.unicamp.br/
A Biblioteca Digital da UNICAMP, foi oficialmente instituída em 08/11/2001, tem por objetivo disponibilizar a produção Científica/Acadêmica da Unicamp em formato eletrônico: artigos, fotografias, ilustrações, obras de arte, revistas, registros sonoros, teses, vídeos e outros documentos de interesse ao desenvolvimento científico, tecnológico e sócio cultural. Esta organizada por documentos afins tais como: Dissertações e teses, Hemeroteca, Periódicos eletrônicos, Produção técnico-científica digital.

Biblioteca Digital em literatura da UFSC
http://www.literaturabrasileira.ufsc.br/
O site é o Banco de dados de história literária organizado pelo “NUPILL – Núcleo de Pesquisa em Informática, Literatura e Lingüística vinculado a UFSC. Existem opções por pesquisa simples ou pesquisa por obra/autor.

Biblioteca Digital Paulo Freire
http://www.paulofreire.ufpb.br/paulofreire/index.html
A Biblioteca Digital Paulo Freire é uma parceria entre a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Pernambuco e o Centro Paulo Freire Estudos e Pesquisas (CPFEP) para unir e disponibilizar, em formato digital, o acervo concernente à vida e obra de Paulo Freire.
Qualquer pessoa tem acesso ao conteúdo da biblioteca. Os documentos são disponibilizados em formato PDF. Podem-se encontrar, para download gratuito para download gratuito, textos como “Pedagogia do Oprimido”, “Educação e Mudança” e muitos outros.

Cipedya

http://www.cipedya.com/

O Cipedya é uma biblioteca colaborativa de documentos digitais, de uso gratuito, associada a uma interface de busca similar aos mecanismos de busca tradicionais. No Cipedya, professores podem criar uma biblioteca para disponibilizar aos estudantes documentos de um curso, incluindo resumos, apostilas, apresentações ou qualquer outro documento em formato digital. Acadêmicos e pesquisadores podem disponibilizar suas publicações mais recentes numa biblioteca particular, do departamento, do grupo de pesquisa ou da própria instituição.Além disso, palestrantes podem disponibilizar para os participantes de um evento suas apresentações. E autores, escritores e artistas podem disponibilizar suas criações numa biblioteca particular.

BIBLIOTECAS ESTRANGEIRAS

Library of Congress – USA
http://www.lcweb.loc.gov

Los Angeles Public Library – USA
http://www.lapl.org/

Quelcas – Portal de las Bibliotecas Peruanas
http://quelcas.rcp.net.pe
Divulgar los recursos existentes na bibliotecas e unidades de informacão de maneira rápida e oportuna, respeitando suas características e modalidades de acesso aos documentos (libros, revistas, videos, datos, etc.) Promover o trabalho das unidades de informação no Perú; assim como a difusão e promocão das novas tecnologias de Informação e comunicação na sociedade do conhecimento. Possui um buscador que você pode pesquisar pelo nome da sigla, área temática ou pela cidade.

The British Library – On-line Information Server – Inglaterra
http://www.bl.uk

University of Oxford Libraries – Inglaterra
http://www.lib.ox.ac.uk/

Vaticano
www.vatican.va
O site do Vaticano que contém arquivo secreto vaticano, biblioteca, museu faz parte do que corresponde à Santa Sé inaugurado em 1995, O site tem 50 milhões de acessos mensais a partir de 150 países do mundo.

BIBLIOTECAS NACIONAIS

Fundação Biblioteca Nacional
http://www.bn.br

BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS

UFSC – Biblioteca Virtual do Departamento de Biblioteconomia e Documentação da UFSC http://www.ced.ufsc.br/bibliote/virtual/homepage.html

PUC-RS – Biblioteca Central
http://www.pucrs.br/biblioteca/

UNICAMP – Sistemas de Bibliotecas
http://www.unicamp.br/bc/

BIBLIOTECAS VIRTUAIS

Biblioteca Virtual – Centro de Documentação e Informação da FAPESP (BV-CDI)
www.bv.fapesp.br
Site onde o usuário acessa diversas bases de dados referenciais de informações da FAPESP, como projetos de pesquisa, diretório de eventos e teses, além de
reportagens publicadas pela imprensa sobre a Fundação e notícias gerais de C,T&I. Reúne diversas fontes de informação sobre ciência, tecnologia e inovação (C,T&I) emuma única plataforma na internet. O novo serviço vai contribuir para a preservação e disseminação da memória institucional da FAPESP e colaborar para aumentar a quantidade e a qualidade de conteúdos nacionais em C,T&I que circulam nas redes eletrônicas e nas novas mídias. O projeto da BV-CDI está sendo desenvolvido em parceria com o CentroLatino-americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme/Opas/OMS). Outros parceiros da iniciativa são o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Sistema Integrado de Bibliotecas da USP (SIBi/USP) e o Laboratório de Jornalismo Científico (Labjor), da Universidade Estadual de Campinas. A BV-CDI abrange todas as áreasdo conhecimento e está em fase inicial de armazenagem de dados.

Biblioteca Virtual de Economia
http://www.prossiga.br/nuca-ie-ufrj/economia/
É um provedor de informações especializadas que disponibiliza informações em hipertexto de sites que contenham informações qualitativamente relevantes e confiáveis sobre diferentes domínios da Ciência Econômica. Neste sentido, o objetivo central da Biblioteca Virtual de Economia é ser uma ferramenta de apoio à pesquisa na Internet, que permita tornar mais ágil o acesso e obtenção de informações

Biblioteca Virtual de Educação – BVE
http://bve.cibec.inep.gov.br/
A Biblioteca Virtual de Educação (BVE), desenvolvida pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) é uma ferramenta de pesquisa de sites educacionais, do Brasil e do exterior, voltada a um público diversificado, como pesquisadores, estudiosos, professores, universitários, pós-graduandos e alunos de todas as séries escolares
Biblioteca Virtual de Inovação Tecnológica – Prossiga
http://www.prossiga.br/finep/
Biblioteca Virtual é o resultado de uma ação conjunta envolvendo Finep e o programa Prossiga/CNPQ. Site reúne de forma estruturada e seletiva, sites brasileiros e estrangeiros contendo informações relevantes sobre inovação tecnológica múltiplos aspectos
Biblioteca Virtual em Saúde
http://www.saude.gov.br/bvs
Site da BV em Saúde apresenta informações técnico-científicas geradas pelo Sistema único de Saúde (SUS) e acadêmicas estarão disponíveis para gestores, pesquisadores, profissionais em saúde e a sociedade em geral. A nossa intenção é montar uma rede de bibliotecas cooperativas de saúde. O pesquisador terá acesso a todas as publicações institucionais, além de informação pública de saúde.

Biblioteca Virtual em Saúde Adolpho Lutz
http://www.bvsalutz.coc.fiocruz.br
Coordenada pelos historiadores Jaime Larry Benchimol e Magali Romero Sá, ambos da Casa de Oswaldo Cruz, a Biblioteca Virtual Adolpho Lutz torna acessível aos internautas não apenas a produção científica do cientista, mas como de todo o material escrito sobre ele, tal como a correspondência – são quase quatro mil cartas – que manteve com a fina flor da medicina experimental de sua época. Também consta da biblioteca as gravações biográficas da filha do cientista, a líder feminista Bertha Lutz, trechos de filmes, fotografias e outros materiais de grande relevância tanto para os estudiosos das ciências da vida, quanto para aqueles que se interessam pela história do pesquisador epônimo do famoso instituto científico paulista.
A biblioteca, conta com um diferencial: trata-se do Galera Teen, área desenvolvida com linguagem e conteúdos destinados ao público infanto-juvenil e ao uso didático em escolas de ensino médio e fundamental. Através de percurso lúdico e interativo, envolvendo muito mais imagens fixas e em movimento, os usuários deste segmento compreenderão os ciclos biológicos e hábitos de vida de organismos (mosquitos, cavalos, bois, mutucas), que Lutz estudou, assim como episódios importantes de sua vida, especialmente aqueles que dizem respeito a problemas com os quais ainda lidam a medicina, a biologia e a saúde pública.

Biblioteca Virtual em Saúde de Doenças Infecciosas e Parasitárias (BVS-DIP),
www.bvsdip.bvs.br
Site da Biblioteca Virtual em Saúde de Doenças Infecciosas e Parasitárias (BVS-DIP), voltada não apenas ao Brasil, mas a toda a América Latina.
A iniciativa é resultado da parceria entre o Instituto Fernandes Figueira, da Fundação Oswaldo Cruz, e o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciência da Saúde (Bireme). A BVS-DIP permite aos especialistas, pesquisadores e profissionais de saúde acesso a artigos científicos, sites especializados, estatísticas e diretóriode especialistas.
A biblioteca on-line reúne informações de doenças como Aids, cólera, dengue, febre amarela, hanseníase, hepatite, malária, meningite e tuberculose.

Biblioteca Virtual em Saúde – Psicologia
http://www.bvs-psi.org.br/
A Biblioteca Virtual em Saúde – Psicologia (BVS-Psi) tem como objetivo garantir o acesso à informação de forma rápida e precisa, através da seleção, organização e disseminação da informação neste espaço virtual especializado, assegurando ao psicólogo e pesquisador da psicologia o acesso eficiente, online e eqüitativo aos produtos e serviços de qualidade disponibilizados na Internet. Este instrumento busca contribuir para a atualização profissional do psicólogo, assim como para o avanço da pesquisa científica no Brasil e na América Latina. são várias fontes de informação disponível aos pesquisadores sendo que algumas com texto na integra.

Biblioteca Virtual Ribeirão Preto
http://www.coderp.com.br/principaln.asp?PAGINA=/biblioteca/i99principal.htm
Biblioteca Virtual Ribeirão Preto que apresenta obras com conteúdo na integra de literatura brasileira e mundial, editadas na língua portuguesa. O acesso é gratuito.

BibVirt
http://www.bibvirt.futuro.usp.br/index.php
A Biblioteca Virtual do Estudante de Língua Portuguesa (BibVirt) é um site colaborativo mantido pela Escola do Futuro, ligada à Universidade de São Paulo (USP). O endereço conta com livros de autores brasileiros, muitos
deles exigidos pelos vestibulares, além de acervo do projeto Gutemberg. Trata-se de um projeto internacional que também oferece e-livros gratuitos e conta com cerca de 10 mil obras em suas línguas nativas ou traduzidas.O site oferece ainda livros do Telecurso 2000, streaming de livros falados, versões dos arquivos dos livros para serem vistas em palmtops, e documentários de temas especiais.

Domínio Público
http://www.dominiopublico.gov.br
Chamado de biblioteca virtual, o portal ‘Domínio Público’ traz romances, crônicas e poesias de autores brasileiros, portugueses e de outros países. Há ainda livros e publicações de filosofia, história e ciências, além de teses e dissertações de Universidades brasileiras. A Secretaria de Educação a Distância do MEC será a responsável pela manutenção. Está previsto investimento de R$ 5 milhões para 2005 no projeto, que inclui incentivo a digitalização de obras.

Virtual Book Store
http://vbookstore.uol.com.br/index.shtml
A Virtual Bookstore é uma das mais antigas bibliotecas virtuais do país. Iniciou as atividades ainda em 1997 como espelho do Projeto Gutenberg no Brasil. Em seguida, pela demanda dos visitantes, começou a digitalizar obras nacionais de domínio público e abrigar novas seções. O site possui seções de Literatura Nacional, Resumos, Ensaios, Biografias e Caixa Mágica de Poemas. Hoje, a VBS faz parte do portal JC Online e oferece gratuitamente mais de 1000 obras da literatura nacional e internacional além de diversos ensaios, resumos e biografias. A VBS conta com o auxílio de voluntários de todo o país.


BUSCADORES DA INTERNET

Buscai
http://www.buscai.com.br/
Site de pesquisa na internet.

Google
http://desktop.google.com/
A ferramenta Google Desktop lançada em outubro de 2004 permite que o usuário busque arquivos de música e vídeo, arquivos PDF completos e histórico em três navegadores:Internet Explorer, Netscape e Firefox.Além dos e-mails guardados nas caixas de entrada do Outlook e do Outlook Express, agora é
possível procurar informações em mensagenseletrônicas do Netscape e Thunderbird, da Mozilla.
Também é possível criar novas funções com um kit para desenvolvedores,que podem montar suas próprias aplicações. Uma das alternativas, porexemplo, seria fazer buscas nas conversas realizadas com o software Trillian; ele reúne os comunicadores instantâneos MSN, ICQ, Yahoo! Messenger, AIM e IRC.

Scholar
http://scholar.google.com/
O Google lançou uma nova ferramenta de busca voltada a cientistas e pesquisadores acadêmicos. O Google Scholar, nome que leva o dispositivo, é um serviço gratuito oferecido em versão beta que permite aos usuários procurar documentos literários e científicos, teses, livros e relatórios técnicos.
O site acessa informações a partir de fontes como publicações acadêmicas, Universidades e grupos de profissionais especializados. A ferramenta também analisa automaticamente e extrai citações de determinadodocumento, além de apresentar resultados separados. Com isso, os usuários podem encontrar referências de trabalhos antigos que poderiam existir somente em livros ou outras publicações impressas.

Vivisimo
http://vivisimo.com/
Site de pesquisa na internet, muito bom, recupera também expressões em português.
CARTÓRIOS

Cartório 24 horas
www.cartorio24horas.com.br
Neste site você poderá solicitar certidões das seguintes naturezas: Protestos, Registro Civil, Distribuidor, Registro de Imóveis, Títulos e Documentos, Tabelionato de Notas e recebê-las pelo CORREIO – via SEDEX – em sua casa ou escritório, com total comodidade, rapidez e segurança. Neste momento estão disponíveis os cartórios do estado de São Paulo, mas, em breve, você poderá solicitar certidões para cartórios de todo o Brasil.

GOVERNAMENTAL

Ministério das Relações Exteriores
http://www.mre.gov.br

Supremo Tribunal Federal
http://www.stj.gov.br

JORNAIS ESTRANGEIROS

África do Sul

Biblioteca Virtual de Enfermagem

http://www.bve.org.br/portal/

A Biblioteca Virtual de Enfermagem, do Conselho Federal de Enfermagem, encontram-se informações selecionadas existentes na Internet – do Brasil e do Exterior – sobre Artigos e outros textos, Associações e Sociedades Científicas, Base de dados, Banco de teses, bibliotecas, centros e unidades de informações, Instituições de Ensino e Pesquisa, Eventos na área, órgãos de política, Coordenação e fomento, Periódicos Especializados, Pós-graduação (incluindo, especialização, mestrado e doutorado) .

Para complementar seu conteúdo, foram disponibilizados na BV de Enfermagem, dados e informações coletadas fora da rede.

Alemanha

Argentina

Bélgica

Brasil

Canadá

Chile

China

Coréia do Sul

Costa Rica

El salvador

Espanha

Estados Unidos

França

Holanda

Honduras

Hong Kong

Inglaterra

Itália

Japão

México

Paraguai

Portugal

Suíça

Uruguai

Outros:

Indekz – Jornais e revistas na internet

http://www.indekx.com

Para quem está ligado no mundo, eis um atalho bem interessante. Clique no endereço e, depois, na bandeira do país que desejar, depois clique no jornal de sua preferência e abrirá a edição atualizada de cada um dos jornais. São 29 países ao redor do mundo. É um mundo de informações.

The Electronic Journal Miner – provides a series of indexes (e.g. title and Library of Congress Subject Heading) to provide easy access to different electronic serials. There has been no attempt in this product to provide any evaluation of the titles in terms of content or quality. However, a unit record for each title must be viewed before launching to a title of interest which will provide some information about scope and content. Since electronic serials are constantly appearing and disappearing, the unit records will be periodically checked for accuracy. New titles are added as they are discovered.

JORNAIS NACIONAIS

Correio Braziliense
http://www.correioweb.com.br/

Diário Catarinense
http://www.diario.com.br

Diário do Sul
http://www.diariodosul.com.br

O Estado de São Paulo
http://www.estado.com.br/

Folha de São Paulo
http://www.uol.com.br/fsp/

Indekx – Jornais e revistas na internet
http://www.indekx.com
Clique no endereço abaixo e depois na bandeira do país que desejar… depois clique no jornal ou revista de sua preferência, e abrirá a edição atualizada de cada um dos jornais. São 29 países ao redor do mundo.

Jornal do Estado
http://www.jornaldoestado.com.br/index.php

Notisul
http://www.notisul.com.br/

Sinjusc – Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado de SC
http://www.sinjusc.org.br/
Site do Sinjusc com informação e clipings diários e endereços de diversos jornais e revistas nacionais e endereços eletrônicos de órgãos do poder jurídico, legislativo e executivo.

Zero Hora
http://www.zh.com.br

LIVRARIAS

Amazon
http://www.amazon.com/exec/obidos/ats-query-page/002-7800068-2581809

Livraria Cultura
http://www.livcultura.com.br/scripts/cultura/index.asp

MUSEUS

Museu da Língua Portuguesa
http://www.museudalinguaportuguesa.org.br/
O Portal Museu da Língua Portuguesa foi idealizado com a ajuda do Governo do Estado de São Paulo, Fundação Roberto Marinho e parceria de empresas públicas e privadas. O portal tem como objetivo explicitar o conhecimento da língua portuguesa, divulgar estudos modernos sobre ela e disponibilizar amostras dos nove séculos de língua portuguesa. Aborda os tópicos: língua portuguesa, conjunto de textos sobre a língua e seu ensino; língua falada, conjunto de transcrições de amostras da modalidade oral do português; língua escrita, conjunto de documentos sobre o português corrente e o português literário; glossário e bibliografia e sobre o projeto: história do Museu da Língua Portuguesa.

Vaticano
www.vatican.va
O site do Vaticano que contém arquivo secreto vaticano, biblioteca, museu faz parte do que corresponde à Santa Sé inaugurado em 1995, O site tem 50 milhões de acessos mensais a partir de 150 países do mundo.

NORMAS TÉCNICAS

ABNT – Quais as empresas certificadas, normatizações, cursos, novidades.
http://www.abnt.org.br/default.asp?resolucao=1024X768

IISO – International Organization for Standardization – Site com produtos e serviços, empresas, eventos, etc. http://www.iso.ch/

ORGANIZAÇÕES

UNESCO – Informações como: atualidades, publicações, documentos, serviços de informações, atividades, dados estatísticos, foruns – relacionados a Educação, Ciência e Cultura.
Obs: Site em Inglês, Francês, Espanhol, etc.
http://www.unesco.org/general/spa/index.html

Centro de Informações da Nações Unidas no Brasil
www.unicrio.org.br
Apresenta o site do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil oferece vários serviços ao público, desde providenciar respostas a questões gerais sobre a Organização a promover eventos para comemorar as datas internacionais estabelecidas pela ONU, por exemplo.O UNICRio trabalha em estreita parceria com todos os escritórios das agências e programas da ONU com representação no País, com o principal objetivo de divulgar para o público em geral as atividades destas organizações.

PAÍSES

http://www.cplp.org
Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – Home Page da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste) trazendo informações como: História da formação da comunidade, documentos (conferências, reuniões, regimentos, acordos, etc.), eventos, reuniões, boletins, links.

http://br.yahoo.com/regional/paises/
Países do Mundo – Informações gerais de todos os países, cultura, governo, política, negócios, economia, notícias, sociedade, entretenimento, cidades, artes, educação, previsões do tempo, comunidades, viagens, turismo.


PERIÓDICOS ON-LINE

Bulletin
http://www.collectionscanada.ca/bulletin/015017-150-e.html
A biblioteca e os arquivos Canadá são uma instituição que inova na área do conhecimento no qual aproveita as coleções, os serviços e a equipe de funcionários da biblioteca nacional do Canadá e de arquivos nacionais de Canadá. Nosso objetivo é fornecer todos os canadenses com o acesso fácil, one-stop aos textos, as fotografias e os outros originais que refletem seu desenvolvimento cultural, social e político. Os artigos são disponibilizados na íntegra.

Google News Brasil
http://news.google.com.br
Site do Google Notícias coleta artigos de mais de 200 fontes internacionais de notícias em português e os organiza automaticamente para apresentar as notícias mais relevantes primeiro. Os tópicos são atualizados a cada 15 minutos, portanto, você provavelmente verá novas notícias a cada vez que visitar a página. Você escolhe o artigo que lhe interessa e vai diretamente para o site que publicou a notícia que deseja ler. Ainda está em fase de testes.

A Rede
http://www.arede.inf.br/
A Rede é uma revista mensal produzida pela Momento Editorial, focada nos segmentos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Aborda a inclusão social e a tecnologia, incluindo recursos da informática e das telecomunicações. Aborda as políticas públicas, as ferramentas tecnológicas e os projetos de inclusão social. É necessário cadastro para acessar on line o texto completo dos documentos.
PREVISÃO DO TEMPO

Centro de Previsão de tempo e Estudos Climáticos – CPTEC
http://www3.cptec.inpe.br/biblioteca/bases_online.shtml
O CPTEC, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais(INPE) e o centro nacional responsável pelas previsões metereológicas. O CPTEC, usando modelos numéricos, tem contribuído para a previsão de secas ou inundações favorecendo as tomadas de decisões nas área de defesa civil, geração de energia elétrica e gerenciamento de recursos hídricos. Também há contribuição importante nos campos dos transportes, abastecimento, turismo e lazer. O site é composto com informações sobre biblioteca, planejamento das atividades do CPTEC, boletim e quadro pessoal.

Climatempo – Meteorologia – Meteorologia de cidades brasileiras.
http://www.climatempo.com.br/

Instituto Nacional de Meteorologia – Serviço de previsão do tempo automática do INMET – Instituto Nacional de Meteorologia, orgão do ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, fornece informações diárias para todo o Brasil.
www.inmet.gov.br/#

Terra – Meteorologia das cidades brasileiras e do mundo.
http://tempo.terra.com.br//


REFERÊNCIAS (Dicionários, Enciclopédias, Glossários, Guias)

Dicionários

Dicionário da língua Portuguesa
http://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx

Dicionários de Diversos Idiomas de todo o Mundo.
http://www.meusdicionarios.com.br/

Dicionário de Diversos Países do Mundo.
http://www.yourdictionary.com

Dicionário do “Internetês”
http://www.public.iastate.edu/~pedro/pt_all/pt_internet.html

Dicionário Espanhol-Português
http://planeta.terra.com.br/educacao/manantial/

Dicionários especializados, glossários e listas de termos
http://www.linguateca.pt/lex_esp.html#lxe2dib
Apresenta links de dicionários especializados nas áreas do conhecimento, dicionario especializado bilingue, multilingue além de glossário.

Dicionário Histórico Biográfico Brasileiro, do CPDOC – Fundação Getúlio Vargas, referente a: Personalidades, Instituições e Eventos da História Política Brasileira no pós-1930.
http://www.cpdoc.fgv.br/comum/htm/

Dicionário Michaelis, Melhoramentos e Novo Aurélio Século XXI – somente para assinantes.
http://www.uol.com.br/bibliot/dicionar/

Dicionário Michaelis – Moderno Dicionário de Língua Portuguesa.
http://www2.uol.com.br/michaelis/

Dicionários – Online.com
www.dicionarios-online.com
Dicionários-Online.com oferece links para dicionários, glossários, enciclopédias, atlas, e outras obras de referência sobre assuntos variados em português na Internet.

Dicionários – Personalizados, Científicos, Históricos, Biográficos, Curiosidades, Internet, Viagens.
http://www.geocities.com/adal_dicionarios/

Freedict
http://www.freedict.com/
Dicionários bilíngüe do inglês para diversas línguas, como africano, dinamarquês, holandês, francês, italiano, japonês, norueguês, português, russo, espanhol, swahili, sueco, entre outras.

Freesearch
http://www.freesearch.co.uk/dictionary
O Freesearch, dicionário inglês britânico, contem cerca 150.000 termos com exemplos e palavras relacionadas em inglês. Para usá-lo, você pode procurar usando a caixa da busca acima ou browse as listas da palavra por carta do alfabeto abaixo.

Travlang
http://dictionaries.travlang.com/portuguese.html
Site com dicionário bilíngüe do português para diversas outras línguas como inglês, francês, espanhol italiano, japonês, alemão e holandês.

Enciclopédias

Encarta
http://encarta.msn.com/
Enciclopédia ligada ao portal MSN. Apesar da fonte reconhecida, possui o baixo acervo de cerca de 4.500 artigos, todos em inglês.

Enciclopédia Barsa
http://www.barsa.com

Encyclopaedia Britannica On-line
http://www.eb.com

Enciclopédia Jurídica
http://www.elfez.com.br/elfez/
Trata-se de uma enciclopédia sobre cultura jurídica. Com vasta indicação bibliográfica, em seus mais de 36.000 verbetes alia a experiência ao conhecimento profundo do direito, espraiando-se pela filosofia, sociologia, história, literatura e vários outros ramos da cultura. Encontram-se verbetes que compreendem desde termos e temas técnicos como por exemplo “posse”, “pena” ou “ato jurídico bilateral e contrato”. O acesso somente para assinantes.

LoveToKnow Free Online Encyclopedia
http://www.1911encyclopedia.org/
Site com conteúdo da Biblioteca Britânica digitalizado. Os artigos são da edição de 1911, considerada por muitos como a enciclopédia mais bem escrita, mas que mesmo assim não se livra do fardo da desatualização.

Wikipédia
http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1gina_principal
Site da Wikipédia, uma enciclopédia livre e gratuita, escrita em colaboração pelos seus leitores em quase 80 idiomas. Esta é a versão em língua portuguesa, falada em Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e por diversas pessoas em todo o mundo. O seu conteúdo pode ser modificado e distribuído livremente, maiores informações no próprio site.

Glossários

Glossário da Sociedade da Informação
http://purl.pt/426
É um documento de 122 p., em formatdo PDF, redigido pela Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade de Informação (APDSI), com mais de 400 verbetes sobre o assunto.

Glossário de doenças
http://www.fiocruz.br/ccs/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=6
Site da Fiocruz que contem vocabulário que explica o significado e origem das doenças de maneira curta e rápida.

Guias

Guia das Profissões
http://www.guiadasprofissoes.com.br/
Site sobre orientação profissional e vocacional. Apresenta dicas de como conseguir bolsa de estudo, como escolher a escola que você irá estudar, informações sobre curso tecnológico, sequenciais, orientação vocacional, jogos vocacionais e relação e descrição de profissões.

Guia Diplomático
http://www.guiadiplomatico.com.br/
Site bem abrangente , traz informações de embaixadas, consulados, e relações diplomáticas.

Guia dos Curiosos – Guia do Livro Guia dos Curiosos de Marcelo Duarte.
http://www.guiadoscuriosos.com.br/

Guiamed
http://guiamed.com/
É um guia onde pode encontrar uma lista das publicações em CD’s e Livros. Comentando sobre o projeto genéricos e dando algumas dicas.

Hotel in Site
http://hotelinsite.com.br/
Guia de Meios de hospedagem para turismo, negócios e convenções no Brasil.
Aqui você encontra várias informações no guia online para localização em todo o Brasil de hotéis, flats, pousadas, resorts e outros.

Guia de Fontes para o Desenvolvimento Sustentável na América Latina

http://www.comminit.com/la/avina/query2.php?lg=Portuguese

O site do Guia de Fontes para o Desenvolvimento Sustentável, que busca facilitar parcerias entre jornalistas/pesquisadores com especialistas e organizações sociais em 22 áreas de desenvolvimento sustentável. O guia é um banco de dados com nome, meios de contato e setor de atuação de 634 líderes sociais e especialistas em 23 países de toda a América Latina. Apresenta um buscador bem completo auto-explicativo.

PORTAIS

Portal Casa
http://portalcasa.abril.uol.com.br/
O site Portal Casa da Abril é um guia que fala sobre como morar bem, reúne informações sobre construção, arquitetura e decoração, reforma, etc.

Portal da História
http://www.arqnet.pt
O Portal da História reúne informações sobre história mundial e principalmente de Portugal. O site está organizado com diversas informações: acontecimentos históricos relatados mensalmente, turismo histórico, locais sobre história, debates, memórias, cartas de pessoas influenciaram a história da humanidade entre outros. Site completo e bem organizado.

Portal da reserva da biosfera da Mata Atlântica
http://www.rbma.org.br/default_02.asp
Portal que traz informações sobre a Mata Atlântica. RBMA orgão do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA) lançou este site com informações detalhadas sobre o biosfera, incluindo textos, fotos, mapas e gráficos. O novo portal traz links para uma série de publicações e informações básicas sobre a mata atlântica.
Portal da Saúde

http://www.min-saude.pt/portal/

Portal da Saúde do Ministério da Saúde de Portugal, que disponibiliza diversas informações on-line entre outras: enciclopédia da saúde (organizado por diversos temas, alimentação, doenças, idosos, etc); serviços on-line além de informações sobre o próprio ministério.

Portal da União Européia
http://europa.eu.int/
Portal da União Européia que apresenta notícias sobre o dia a dia da Europa, relaciona as áreas de atividades da União Européia, novidades (ultimas notícias), perguntas mais freqüentes, entre outras informações.

Portal da Sexualidade
http://www.portaldasexualidade.com.br
O site Portal da Sexualidade contém informações (textos) sobre sexualidade, profissionais da saúde e educadores, médicos destinadas ao público e aos profissionais brasileiros.

Portal de Acesso Livre da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes
http://acessolivre.capes.gov.br
Portal de Acesso Livre da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes que oferece gratuitamente, 1050 publicações científicas brasileiras e internacionais de diferentes áreas do conhecimento, além do banco de dados com resumos de 175 mil teses e dissertações defendidas desde 1987 em instituições brasileiras ou por pesquisadores e estudantes brasileiros em universidades estrangeiras. Além das publicações, os interessados terão acesso a 17 sítios que oferecem publicações de acesso gratuito, bases de dados referenciais e estatísticas de organismos nacionais e internacionais, dentre eles, da Comissão Econômica para a América Latina (Cepal), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Fundo Monetário Internacional (FMI) e da Biblioteca Nacional, em que estão disponíveis 650 livros das áreas de ciências biológicas e da saúde, além de livros, manuscritos, gravuras, partituras e fotografias.

Portal de Arquitetura e Urbanismo
http://www5.prossiga.br/arquitetura/index.html
O Portal de Arquitetura e Urbanismo reúne e comenta informações disponíveis na Internet nas áreas de Arquitetura, Urbanismo e temas afins. Faz parte do Sistema Prossiga, que tem como objetivo comum partilhar um conjunto de portais e bibliotecas virtuais temáticas.

Portal de Recursos Minerais
http://www.prossiga.Br/recursosminerais
Considerando a importância do setor mineral, o Prossiga cria o portal de Recursos Minerais, contendo as mais variadas informações sobre geologia e mineração, para todos os interessados nesta área. Pode-se encontrar informações atualizadas sobre associações do setor mineral, entidades sindicais, empresas de mineração, fornecedores de serviços e equipamentos, institutos de ensino e pesquisa, científica e tecnológica, laboratórios analíticos, órgãos de fomento e financiamento à geologia e à mineração, museus, bibliotecas e litotecas, além de ter acesso a informações sobre publicações e mapas diversos, legislação, estatísticas e várias bases de dados.

Portal do Brasil – Cinema
http://www.portalbrasil.eti.br/cinema.htm
Informações links e sites de cinema, perfil de astros, crítica de cinema.

O Portal Domínio Público
http://www.dominiopublico.gov.br
O “Portal Domínio Público”, lançado em novembro de 2004 (com um acervo inicial de 500 obras), propõe o compartilhamento de conhecimentos de forma equânime, colocando à disposição de todos os usuários da rede mundial de computadores – Internet – uma biblioteca virtual que poderá auxiliar a pesquisa para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Como fazer Referências Bibliográficas – Modelos de Referências: Bibliográficas, Eletrônicas, e demais formas de documentos, seguindo o modelo NBR-6023/2002.
http://www.bu.ufsc.br/framerefer.html

More – Mecanismo On-line para referências
http://robot.rexlab.ufsc.br/referencia/
MORE foi desenvolvido numa parceria entre a BU (Biblioteca Universitária) e o RExLab (Laboratório de Experimentação Remota), sob a coordenação no âmbito do Projeto ALFA II-0465-A – RExNet–Yippee (Remote Experimentation Network – Yielding an Inter-university peer-to-peer e-service), do qual a UFSC é uma das 10 universidades envolvidas dos 5 países participantes.
MORE é uma ferramenta gratuita para auxiliar alunos, professores e demais usuários para referenciar as obras usadas no decorrer de seus trabalhos de pesquisa. Baseada na NBR 6023/2002 a norma para elaboração de referências, publicada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), não objetiva substituí-la mas, tão somente, ser um instrumento auxiliar para elaboração de referências.Para utilizá-la basta selecionar o tipo de material, preencher o formulário próprio e clicar no botão gerar referências para ter a sua referência pronta. É possível que o sistema não contemple um tipo de fonte usada por você, dada a variedade de fontes e de formatos, se isso acontecer, ou se você perceber que o sistema está apresentando erro ao gerar a referência, por favor, envie-nos um e-mail para more@rexlab.ufsc.br, que faremos o possível para solucionar o problema e enviar-lhe uma resposta.

TRADUÇÃO

Babel Fish – Altavista (Em Inglês)
http://babelfish.altavista.com/
Tradutor online do Portal AltaVista que realiza traduções de vários idiomas para o inglês e vice-versa.

Babylon
http://www.uol.com.br/babylon
O portal UOL oferece uma versão on-line gratuita desse tradutor e dicionário bilíngüe. O produto original é um software pago que instalado no computador permite ver o significado de termos em outras línguas com apenas um clique sobre a palavra.

Bússola Escolar
http://www.bussolaescolar.com.br/tradutor.htm
Permite traduzir textos do português para o inglês, e do inglês para o português ou outras línguas.

Ferramentas de idiomas Google
http://www.google.com.br/language_tools?hl=pt-BR
Tradutor do conhecido buscador, traduz textos do português para o inglês, e do inglês para o português e outras línguas.

FreeTranslation (Em Inglês)
http://www.freetranslation.com/
Tradutor de textos e de websites gratuito que trabalha com vários idiomas português, espanhol, francês, norueguês, alemão, etc.

imTranslator.net
http://imtranslator.net/
Permite traduzir textos do português para o inglês, e do inglês para o português e outras línguas.

World Linguo
http://www.worldlingo.com/pt/products_services/computer_translation,html
Esse é um bom tradutor de textos on-line mesmo com todas as limitações que esse tipo de ferramenta possui, afinal por mais que haja algoritmos que adaptem as diferentes regras gramaticais dos idiomas comparados sempre há ironias ou sentidos subentendidos que uma tradução automática não conseguirá revelar. Traduz textos do português para diversas línguas ou o contrário.

Yahoo Babel Fish
http://br.babelfish.yahoo.com/
Ferramenta do tradicional portal e buscador da web que conta a opção de tradução de textos do português para o inglês ou francês, ou destas línguas para o português ou demais línguas.

UTILIDADE PÚBLICA

Assinantes São Paulo
http://www.telefonica.net.br/sp/rrobim.htm

Cinema – Terra
http://www.terra.com.br/cinema/
Informações sobre filmes, local dos cinemas por cidade, notícias, festivais, etc.

Conversão de Moedas – OANDA.com
http://www.oanda.com/

Correios
http://www.correios.com.br

DETRAN – Santa Catarina
http://consultas.ciasc.gov.br/detran/multas/

Hora certa em vários locais do mundo
http://www.horacerta.com.br/

Banco de Dados de artigos, livros e resenhas na Psicologia

1-MELHORES
http://www.bvs-psi.org.br/
http://www.periodicos.capes.gov.br/portugues/index.jsp
http://www.scielo.org/index.php?lang=pt
2-UNIVERSIDADES TESES E DISSERTAÇÔES
http://teses.eps.ufsc.br/tese.asp
http://libdigi.unicamp.br/document/list.php?tid=7
http://www.saber.usp.br/ ou http://www.teses.usp.br/
http://www.inf.ufrgs.br/gpesquisa/bdi/
http://www.puc-campinas.edu.br/
http://www.teses.cpd.unb.br/
http://www.puc-rio.br/
http://web.capes.gov.br/
http://bdtd.ibict.br/bdtd/index.jsp
3-INTERNACIONAIS
http://www.fpce.uc.pt/
http://web5s.silverplatter.com/
http://web.ebscohost.com/
http://www.scopus.com/scopus/home.url
http://vnweb.hwwilsonweb.com/
http://vnweb.hwwilsonweb.com/
http://www-md3.csa.com.w10049.dotlib.com.br/
http://www.mpr-online.de/
http://wwwlib.umi.com/dissertations/gateway
http://www.fpce.uc.pt/nucleos/niips/gpb/gpb_ind.htm
http://findarticles.com/
http://psycprints.ecs.soton.ac.uk/
http://www-md1.csa.com.w10049.dotlib.com.br/
4-REVISTAS PSICOLOGIA
http://www.bvs-psi.org.br/ccb/revista_eletronica.asp
http://gballone.sites.uol.com.br/links/psicorev.htm
5-ALTERNATIVOS DE LOCALIZAÇÃO
http://www.universia.com.br/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Banco_de_dados
http://bd.folha.uol.com.br/
6-SOBRE PSICOLOGIA
http://www.pol.org.br/main/index.cfm
http://www.anpepp.org.br/index-teses.htm
http://www.redepsi.com.br/portal/
http://www.sobresites.com/psicologia/
http://www.fenpb.org/
7-CURRÍCULO
http://lattes.cnpq.br/index.htm
8-NOTÍCIAS
http://www.cfh.ufsc.br/
http://www.ufsc.br/
http://www.crpsc.org.br/
9-CURSO ON-LINE DE LINGUAS
http://www.universia.pt/
10-EMPREGOS PSICO
http://www.infojobs.com.br/
http://www.sauderh.com.br/inicial/
http://www.redepsi.com.br/portal/
http://emprego.jor.br/
http://carreiras.empregos.com.br/
http://emprego
11-CONCURSOS
http://www.redepsi.com.br/
http://www.via6.com/comunidade.php?cid=5781
http://www.iconcurso.com.br/
Gerais
http://www.pciconcursos.com.br/
http://www.concursosolucao.com.br/WA_concursos.asp
http://concursos.correioweb.com.br/
http://www.acheiconcursos.com.br/
http://concursos.correioweb.com.br/
http://www.folhadirigida.com.br/script/index.asp
http://www.centraldeconcursos.com.br/
http://www.balcaodeconcursos.com.br/editais.asp
12-PROGRAMAS DE BOLSAS
BUSCA Geral
http://www.universia.com.br/bolsas/
http://www.universia.com.br/bolsas/bolsas_busca.jsp
CAPES
http://www.capes.gov.br/
http://www.universia.com.br/materia/materia.jsp?materia=3655
Fundação Carolina – ESPANHA
http://www.universia.com.br/materia/materia.jsp?materia=1500
SANTANDER
http://www.universia.com.br/materia/materia.jsp?materia=3252
FUNDAÇÂO FORD
http://www.programabolsa.org.br/
BECAS LIVRES
http://www.universia.com.br/materia/materia.jsp?materia=10422
F. ESTUDAR
http://www.estudar.org.br/ASP/institucional_missao_e_visao.asp
Erasmus Mundus – ALBAN
https://sites2.ufal.br/propep/coopinternacional/noticias2/erasmus
http://ec.europa.eu/education/programmes/mundus/index_en.html
http://ec.europa.eu/education/programmes/mundus/faq/faq4_pt.html
http://www.fcsh.unl.pt/cpg/master_mundus.asp
http://www.universia.com.br/materia/materia.jsp?materia=5597
http://www.erasmus.ac.uk/mundus.html
http://www.uv.es/erasmuswop/
http://www.erasmusmundus-alumni.eu/index.php?id=7
http://eacea.ec.europa.eu/static/en/mundus/index.htm
13-FAZEDOR DE REFERENCIA
http://more.rexlab.ufsc.br/
14-FILMES e PSICOLOGIA
http://www.psicologia.com.pt/instrumentos/filmes/
http://cakaupsicologia.blogspot.com/
http://www.vivercomqualidade.psc.br/FILMES_E_PSICOLOGIA.htm
http://www.bvs-psi.org.br/filmes/filmes.asp
http://209.85.165.104/search?q=cache:
http://www.cfh.ufsc.br/~posfil/psi.htm
http://somostodosum.ig.com.br/clube/produtos.asp?id=237
http://videosparaensino.blogspot.com/
15-LIVROS DIGITAIS – E-BOOKS
http://cultvox.uol.com.br/inicio.asp
http://virtualbooks.terra.com.br/
http://www.ebookcult.com.br/
http://www.mentalwar.blogspot.com/
http://www.leiturafacil.somee.com/
http://www.bibvirt.futuro.usp.br/textos/autor.html
Anúncios