Problemas Pessoais podem afetar seu Desempenho

Quem nunca ouviu a frase: “Deixe seus problemas do lado de fora da empresa”? Durante muitos anos, essa frase pertenceu às regras de boas maneiras no trabalho.Também nessa época, muitos chefes diziam que o escritório não era lugar para discutir questões pessoais.

Quando se tem um problema pessoal é preciso buscar resolver e ser sincero com o seu supervisor, principalmente se o assunto for sério.Não carregar problemas pessoais para dentro da empresa é algo inevitável, sabendo disso é preciso que os Recursos Humanos da empresa criem programas para auxiliar os funcionários com estas questões.

Diversos são os problemas pessoais que podem afetar o seu desempenho como:

  • Falta de dinheiro;
  • Brigas com familiares;
  • Separação;
  • Caso de doenças de pessoas próximas;
  • Mudança de casa;
  • Complicações no casamento.

Entre outros.

Todos são problemas pessoais e que não dizem respeito ao ambiente profissional, porém, é complicado deixar fora da empresa preocupações do dia a dia. Da mesma forma como é difícil não pensar em trabalho quando se está em casa.

Não dá para separar a pessoa do profissional, ambos estão no mesmo corpo, compartilhando cérebro e coração, razão e emoção. Não há como simplesmente esquecer tudo, mas é possível se controlar emocionalmente.

Razão X Emoção

É fato que ninguém trabalha somente pelo prazer, a compensação financeira é necessária para que as contas da casa sejam pagas.

Pensando nisso, algumas organizações já oferecem aos seus colaboradores, serviços de apoio psicológico, jurídico e financeiro. E apesar de tudo isso, ainda é difícil cobrir questões mais importantes da vida, como a paternidade, separação, uma grave doença, etc., situações que podem ter efeitos imprevisíveis sobre o desempenho profissional.

Para as empresas, uma boa saída é encaminhar o colaborador com dificuldades para profissionais como Coaches ou Terapeutas. Desta forma é possível mantê-lo no prumo enquanto passa por essa mudança.

Lidando com problemas pessoais

Se você estiver com algum problema atormentando a sua cabeça é claro que o seu desempenho não será o mesmo.Sendo assim, procure comunicar o seu chefe sobre o momento em que está passando e o motivo pelo qual, pode estar desatento em alguns momentos.

Mas saiba que a solução para os seus problemas, só você pode ir buscar. Caso não consiga fazer isso sozinho, procure ajuda profissional. Pode ser um terapeuta, psicólogo, coach, algum profissional com quem você se sinta a vontade para conversar e que te ajude a chegar a uma conclusão.

O mais importante de tudo é não se desesperar e ir atrás da solução.

E você, como lida com seus problemas pessoais para não afetar o seu desempenho? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe suas experiências com outras pessoas.

Gostou do texto? Curta e compartilhe esse artigo nas redes sociais.

 

 

Autor: IBC

Fonte: http://www.ibccoaching.com.br/portal/problemas-pessoais-podem-afetar-seu-desempenho/

 

Anúncios