Fim de relacionamento !

016_coracao-partido

O fim de um relacionamento é muito estressante e doloroso;  uma das coisas mais difíceis na vida. Você sofre pela perda de carinho, de atenção, de compreensão e o mais triste de tudo é a perda do futuro que você imaginou que teriam juntos. Fica muito difícil aceitar a realidade de que tudo acabou. As seguintes dicas podem ajudar você a lidar com seus sentimentos:

  • Quando você ficar refletindo sobre seu ex, claro que vai ficar com saudade. Existe uma tendência de “esquecer” as coisas negativas no relacionamento, e lembrar apenas as maravilhas. Tente manter uma visão balanceada, lembrando também dos problemas e a razão pela qual vocês terminaram. Não seja vítima de uma “amnésia emocional” que pode levar você a uma reconciliação desastrosa com mais sofrimento ainda.
  • Mesmo que você queira continuar amiga do seu ex, seria melhor dar uma parada total por algum tempo, não ter contato (mesmo por telefone) com ele por um período específico. É como se você tivesse uma ferida aberta e o melhor é não mexer por um bom tempo até que esteja completamente curada.
  • Depois do fim de um relacionamento, é normal sentir um grande vazio e aparece o desejo de preenchê-lo com um outro namoro. Porém, é melhor não ficar envolvida com uma outra pessoa até que você tenha tempo suficiente para se recuperar. Agindo assim, você não vai correr o risco de misturar a saudade do ex com os seus sentimentos por um novo amor.
  • Sua raiva de seu ex é como um veneno dentro de você; só deixará você mais tensa e estressada. Não pense em vingança, tenha um foco agudo sobre a sua vida.  Assim, você ficará mais calma e em paz.
  • Tome cuidado para não se culpar pelo fim do relacionamento. Em vez de pensar que você fracassou, lembre que foi o relacionamento, a dinâmica entre vocês que não deu certo;  a responsabilidade foi mútua.
  • Fique atenta a medos e idéias irracionais: “Eu sempre ficarei só”, “Eu nunca poderei achar um outro parceiro”, “Eu nunca poderei confiar de novo.”
  • Compartilhe seus sentimentos e dor com sua família, seus amigos e seu terapeuta. Mantenha um diário emocional para descarregar pensamentos negativos e para avaliar seu progresso.
  • Com calma, faça uma análise de seu relacionamento: o que você mais gostou, o que deixou você decepcionada, as causas de não ter dado certo. Será uma oportunidade excelente para você ganhar mais autoconhecimento e crescer emocionalmente. Você pode avaliar o que realmente precisa e o que quer em um relacionamento romântico.
  • Reflita sobre a sua vida em geral. Tente se colocar em ordem, para se sentir bem antes de ficar envolvida com uma outra pessoa. Cuide de sua auto-estima e autoconfiança, especialmente se você se sente rejeitada pelo seu ex. A terapia pode ajudar você neste processo.

Perguntas para refletir:

  • O que você aprendeu no relacionamento que terminou? Reflita bem, para você não repetir os mesmos erros de novo. Tem algum comportamento seu que precisa mudar?
  • O que exatamente você está procurando em um novo parceiro? Quais são suas necessidades emocionais? Quais as qualidades que você está querendo em seu parceiro?
  • Existem algumas mágoas do passado (na família ou nos relacionamentos anteriores) que devem ser resolvidas para não atrapalhar seu próximo relacionamento?

Fonte: Mônica Guidoni mguidoni.wordpress.com/2009/11/

Anúncios