O que é MATRIZ BCG?

Perante o mundo que muda, mais vale pensar a mudança que mudar o pensamento. Francis Blanche.

Uma empresa norte-americana de consultoria gerencial, a Boston Consulting Group, desenvolveu, em  um “modelo” que, em tese, permite classificar os produtos ou linhas de produtos de uma empresa à luz de dois fatores: a sua participação no mercado, em relação a concorrência e as perspectivas de crescimento deste mercado.

O modelo recebeu o nome de “Matriz BCG” (a abreviatura BCG é formada a partir das iniciais do nome Boston Consulting Group.

Os dois fatores, decompostos em uma simples escala “alta” e “baixa”, quando combinados, criam uma grade “2 por 2″, que pode auxiliar na definição de melhores estratégias de marketing e vendas. O modelo se completa com a análise combinada das necessidades de caixa e o planejamento da empresa a longo prazo . Os quadrantes formados são:

  • Estrelas: os produtos caracterizados como “estrelas” tem alta participação em um mercado que apresenta altas taxas de crescimento;
  • Vacas leiteiras: as “vacas leiteiras” têm alta participação em mercado já estabilizados, cujas taxas de crescimento são moderadas. É comum vermos “estrelas” se transformarem em “vacas leiteiras” após um tempo;
  • Pontos de interrogação: pertencem a esse quadrante os produtos que tem baixa participação em um mercado que apresenta altas taxas de crescimento. Essas “crianças problemáticas” (como também são conhecidas) tem um poder de competitividade razoável e, com as estratégias corretas, podem conquistar o consumidor;
  • Abacaxis: baixa participação em um mercado maduro, que já não apresenta sinais de crescimento, caracterizam os “abacaxis”. As vezes, pode ser adequado que a empresa simplesmente livre-se dos seus “abacaxis”, do ponto de vista estratégico e financeiro.

Fonte: http://www.aglo.com.br/blog/?p=90matriz bcg

A Matriz BCG

Por Daniel Serrano

13/12/2006

A Matriz BCG é uma ferramenta desenvolvida pelo Boston Consulting Group para analisar o posicionamento e possibilidades de cada unidade de negócios de uma empresa. A matriz é composta por 4 quadrantes localizados em um diagrama com o eixo “X” representando a participação relativa de mercado da Unidade de Negócios (da maior para a menor) e o eixo “Y” com a taxa de crescimento do mercado em que a unidade atua.

O quadrante inferior esquerdo compreende os produtos chamados de Vacas Leiteiras ou Geradores de caixa. O quadrante inferior direito engloba os produtos chamados de Abacaxis, ou Cachorros (recentemente tem surgido a expressão “bichos de estimação – Pets” para não dar uma idéia pejorativa). Produtos no quadrante superior direito são chamados de Oportunidades ou Interrogação. Já os posicionados no quadrante superior esquerdo são denominados de Estrela. (veja o diagrama abaixo)

Simplificando:

a) Produtos ou Serviços com alta participação Relativa de Mercado em um mercado de baixo crescimento são Vacas Leiteiras.

b) Produtos ou Serviços com baixa participação relativa de mercado em um mercado de baixo crescimento são Abacaxis, ou Cachorros.

c) Produtos ou Serviços com baixa participação relativa de mercado em um mercado de alto crescimento são oportunidades.

d) Produtos ou serviços com alta participação relativa de mercado em um mercado com alto crescimento são estrelas.

A denominação acaba sendo facilmente entendida ao se analisar os extremos: sem dúvida um produto posicionado em um mercado crescente com alta participação nesse mercado, só pode ser uma “estrela”. Já um produto com participação baixa em um mercado estagnado é na realidade um “abacaxi”.

Daniel Portillo Serrano é Bacharel em Comunicação Social com ênfase em Marketing Pela Universidade Anhembi Morumbi, e pós graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Ibero-Americano – Unibero, Mestrando em Administração de Empresas pela Universidade Paulista – UNIP. É consultor de Marketing e Comportamento do Consumidor e editor dos sites Portal do Marketing e Portal da Psique . Tem atuado como principal executivo de Vendas e Marketing em diversas empresas do ramo Eletroeletrônico, Telecomunicações e Informática. É professor de Marketing, Administração, Estratégia, Comportamento do Consumidor e Planejamento em cursos universitários de graduação e pós graduação. Acesse aqui o Currículo Lattes de Daniel Portillo Serrano

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