13 hábitos para construir e manter um relacionamento feliz

Você terá que concordar comigo que um dos sentimentos mais incríveis e maravilhosos em nossa vida é o amor entre duas pessoas, ou mais exatamente em um relacionamento feliz. A sensação que se experimenta quando se encontra, por fim, o amor de sua vida é incomparável a muitas outras coisas.

Porém, é verdade que se não sabemos cuidar de nosso par, a felicidade acaba desaparecendo. Por tudo isso, hoje gostaria de compartilhar com você os 13 hábitos que podemos começar a colocar em prática a cada dia para que a relação com a pessoa amada se fortaleça. Desta forma simples, poderá desfrutar de uma relacionamento feliz e saudável.

“Aprendemos a amar não quando encontramos a pessoa perfeita, mas quando conseguimos ver de maneira perfeita uma pessoa imperfeita.”
-Sam Keen-

Irem juntos para a cama

O fato de irem juntos para a cama significa que dão prioridade à relação acima de qualquer outra atividade ou tarefa pendente. Além disso, juntos criam um espaço para desenvolver a comunicação, o contato e o desejo sexual. Se um dos dois se deita mais tarde, é muito mais complicado que esse momento aconteça e, com ele, seus belos resultados.

Ficarem juntos e sozinhos por ao menos uma hora na semana

Com o passar do tempo, num relacionamento a dois, deixamos de priorizar aqueles momentos que a princípio desencadearam a fase da paixão. É certo que crescemos e, junto com isso, crescem as obrigações. Porém, não se esqueça: junto disso vem a experiência.

É importante dedicar ao menos uma hora da semana para fazerem juntos alguma atividade da qual ambos gostem. Desta forma, os laços vão se fortalecer e será revivida a emoção do amor que teve seu auge no início da relação.

Compartilhar antes de dormir

É normal que depois de um duro dia de trabalho adormeçamos assistindo à TV. Porém, no que se refere a cuidar de nosso relacionamento a dois, manter uma conversa calorosa e simples antes de dormir dá aos amantes um grande poder íntimo. Aproveite esse momento para esquecer as preocupações do dia e desfrutar de possíveis conselhos e empatia por parte de seu companheiro.

monstros-apaixonados-na-cama

Um beijo de boa noite

Esse gesto fortalece os laços de amor que existem entre as pessoas. O beijo antes de dormir permite que seus corpos recordem por que estão juntos. Nosso cérebro vai descansar tendo como última lembrança da jornada o gesto cheio de amor por parte de nosso companheiro. Além disso, beijar na boca na hora de se cumprimentar reforça o vínculo do casal, lembrando o motivo daquela pessoa ser sua escolhida.

Abraços

Que melhor hábito existe do que um longo abraço cheio de amor? Para manter a relação do casal saudável, o contato físico é essencial. O abraço nos permite um espaço de refúgio e contenção. O significado inconsciente que estamos transmitindo nesse momento a nosso amante é: “Eu protejo você e você me protege; se estamos juntos, nada pode nos vencer”.

Colocar em prática o senso de humor

O senso de humor num casal é um instrumento na hora de detectar o nível de cumplicidade que há entre ambos. Não devemos nos esquecer de que os autênticos relacionamentos a dois se baseiam numa grande relação de amizade. Cultivar a capacidade de rir junto permite desenvolver o hábito de intimidade e equipe.

Não pensar que o outro faz as coisas para feri-lo

A base de uma relação autêntica é confiar e se sentir seguro perto do outro. Evite pensar que ele faz coisas para machucar você. Se não fizer isso, estará favorecendo uma atitude de briga e não de paz. Se um casal se relaciona através do amor, nenhum dos dois realizará atos para ferir deliberadamente o outro.

Perdoar de coração

Quando perdoar um erro, sinta que faz isso de coração. Deixe para lá aquilo que foi somente motivo de aprendizado e evite ficar recordando para iniciar ou realizar futuras discussões. Lembre-se de que os erros nos permitem aprender e que ninguém nem nada é perfeito. Aí reside a grandeza do ser humano.

“Num único beijo saberás tudo aquilo que tenho calado.”
-Pablo Neruda-
abraco-forte

Ter um projeto juntos

Pensar e definir um projeto juntos é uma forma maravilhosa de criar novos vínculos e manter vivos os laços que já os unem. É normal que os casais se fortaleçam quando realizam grandes projetos como casar e ter filhos. Também pode-se escolher a opção de criar planos simples como uma viagem, aprender uma atividade da qual ambos gostem, exercitar-se… Qualquer coisa que possa valer a pena para buscar novos caminhos juntos.

Ligar para o outro durante dia

Parece um ato simples, mas na realidade trata-se de um hábito poderoso. Entrar em contato ao longo do dia com a pessoa que você ama permite enviar a ela uma mensagem inconsciente de: “Penso em você quando não está comigo” ou “Você me faz falta”.

Dar ao outro espaço pessoal no relacionamento

Tão importante quanto gerar e cultivar um espaço para ficarem juntos é que ambos mantenham um espaço pessoal onde sejam livres para fazer o que gostam e passar um tempo com amigos ou família sem que estejam a dois.

Escutar e aprender a entender o outro

Saber escutar é fundamental em qualquer relação, mas no casal é um dos requisitos essenciais para saber do que precisa, o que quer e como se sente a outra pessoa. De nada vale criar hipóteses ou fazer suposições, o melhor é perguntar e escutar nosso companheiro.

casal-se-dando-presente

E, depois, aprender a entendê-lo. Saber que podemos ter opiniões diferentes, mas que isso não é uma barreira em nosso relacionamento. Muito pelo contrário, é algo que pode nos enriquecer em vários momentos e oportunidades.

Conversar sobre sexo no relacionamento

Dialogar sobre as relações sexuais, o que um prefere ou o que excita o outro é fundamental para ter um relacionamento feliz com um sexo saudável e satisfeito. Se não soubermos o que o outro quer, é mais complicado entendê-lo na cama.

Espero que, com esses 13 hábitos, você comece a desfrutar de uma relação a dois saudável e plena. E, o mais importante, dê o melhor de si, sua essência, à pessoa que ama enquanto constroem uma relação.

 

 

Autora: Paula Costa

Fonte: http://amenteemaravilhosa.com.br/construir-manter-relacionamento-feliz/

 

Anúncios