Personalidade masoquista: quando o problema sou eu
Uma pessoa com uma personalidade masoquista pensa que os problemas são culpa dela. E não são só os problemas que podem acontecer ao seu redor, mas também problemas que não têm nada a ver com ela.
Certamente você se lembra de alguma situação em que alguma pessoa mandou uma indireta de que alguém era o culpado por alguma coisa. A pessoa com personalidade masoquista iria imediatamente assumir a responsabilidade, ainda que não fosse a culpada direta.
“A culpa não está no sentimento, mas no consentimento”.
Como a pessoa masoquista se sentirá sempre culpada, ela reconstruirá situações nas quais vai, inevitavelmente, sofrer. Ela vai buscar esse dano que acredita merecer, mesmo que ela não mereça.
Traços de uma personalidade masoquista
Talvez agora você esteja se perguntando se você tem algo dessa personalidade masoquista, ou mesmo se alguém próximo a você é assim. A verdade é que não é muito fácil identificar essas pessoas, a menos que sejamos nós mesmos.
As pessoas masoquistas carregam essa culpa por dentro e, às vezes, muitos usam essas pessoas para fazer com que elas assumam culpas que não são delas.
Quais características uma pessoa com personalidade masoquista apresenta?
- Culpam-se por tudo, sempre pensam “a culpa é minha, eu mereço o castigo”.
- Quando estão perto de alcançar o sucesso, se autoboicotam para que as coisas deem errado.
- Em vez de celebrar as situações prazerosas, as menosprezam.
- Constroem suas desgraças, buscando a dor e buscando o papel de vítima.
- Fazem sacrifícios para se sentirem úteis.
- São falsamente humildes, pois têm um componente narcisista.
- Vivem com o medo de que sempre ocorrerá um final trágico para tudo.
As pessoas masoquistas vivem rodeadas de medo, de insegurança, e são muito dependentes, mas não no sentido como vemos a dependência, e sim no sentido de que precisam de alguém que seja testemunha dos seus sacrifícios.
Na verdade, essa personalidade acredita que sua vida deve ser como a de um mártir. Subordinar-se aos outros e se sacrificar é o que vai dar felicidade no dia de amanhã. Mas… eles nunca chegam a alcançá-la.
A falta de egoísmo, pensar demais nos outros, duvidar de tudo que seja relacionado a si mesmo… tudo isso faz com que seja uma pessoa muito insegura que busca o sofrimento, a dor e a culpa para se sentir bem.
“Amuralhar o próprio sofrimento é arriscar que ele te devore desde o interior”.
Autora: Raquel Etérea
Fonte: http://amenteemaravilhosa.com.br/personalidade-masoquista-problema-sou-eu/