Correr riscos nos permite crescer

Correr riscos é algo necessário para atingirmos nossos objetivos e gradualmente nos transformarmos em alguém muito próximo do nosso ideal. Mas você não acha que a palavra “risco” provoca imediatamente uma grande rejeição? Não estamos acostumados a correr riscos, mas a evitá-los e nos protegermos deles.

Isso é normal, se pudermos vamos sempre procurar a forma mais fácil e segura de alcançar os nossos objetivos. Mas, isso não é um sinal de fraqueza? Querer tudo tão fácil não é bom; o resultado não será tão satisfatório.

“Aquele que não é corajoso o suficiente para assumir riscos não vai conseguir nada na vida”.
-Muhammad Ali-

O medo de errar

Sentir medo de errar é algo difícil de superar, porque ainda acreditamos que cometer erros é vergonhoso, algo de que devemos fugir sempre que pudermos. Mas, como dizemos sempre, cometer erros é essencial para aprender, perceber onde falhamos, corrigir e seguir em frente com os nossos propósitos. Você tem medo? É claro, mas todo medo deve ser superado.

mujer-con-aviones-de-papel-en-el-cuerpo

Não podemos continuar com a falsa crença de que os erros nos tornam fracos e incapazes de alcançar nossos objetivos. Não há nada mais longe da realidade; os erros nos permitem alcançar tudo o que queremos, embora muitas vezes não acreditemos nisso.

“Livre-se da obrigação de ser perfeito; você tem o direito de cometer erros, tantos quanto forem necessários para aprender as lições da vida”.

Correr riscos e errar! Não se preocupe, isto lhe permitirá ver onde está falhando para poder corrigir e continuar crescendo. Como você aprendeu a andar? Caindo… Como aprendeu a ler? Cometendo erros… Não existe nada fácil e o único risco é não acertar.

 

 

Se você falhar, não acontece nada

Imagine que você corre um grande risco ao levar adiante um negócio ou estudar o que você sempre quis. Existem coisas difíceis de realizar, pode ser um verdadeiro sacrifício. Mas, não correr riscos significa que tudo vai dar certo?

Quando assumimos um risco, não quer dizer que teremos um resultado positivo, mas temos a satisfação de ter tentado e você pode descartar uma opção que acreditou ser correta. Mesmo que você falhe, que se veja em uma encruzilhada sem saber o que fazer, não se preocupe. Você fez a melhor escolha.

hombre-ante-la-puerta-de-un-libro-gigante

Você acredita que sem cometer erros conhecerá os seus limites? Ninguém nasce sabendo do que é capaz, quais são os seus pontos fracos, mas aprende cometendo erros e correndo riscos.

“Voar é uma arte; ou melhor, um truque. O truque é aprender como se jogar no chão e errar”.
-Douglas Adams-

Se você se arriscar e falhar, não se amedronte para poder continuar tentando outras vezes. Pense na emoção de um objetivo alcançado. O que deu errado? Não tem problema, levante-se e opte por outra possibilidade. A vida é cheia de oportunidades, quem coloca os limites é você.

E se der tudo certo?

Imagine a quantidade de riscos que as pessoas assumem todos os dias e alcançam o sucesso? Você pode viver com a incerteza do “e se… “? Assumir riscos permitirá que você descarte opções que de outra forma ficariam na sua mente como uma oportunidade perdida.

Muitas vezes não percebemos que para ganhar precisamos perder. Temos medo de “correr atrás dos sonhos” porque não acreditamos em nós mesmos. Você tem algo a perder? Corra riscos e aprenda a ver os seus objetivos como algo que, se você quiser realmente, pode alcançar.

mujer-sonriendo-envuelta-en-helechos-2-2

Nada “vem de graça”; temos que lutar para alcançar nossas metas. O problema é o medo; ele atrapalha a nossa vida e faz com que fiquemos arrependidos por não tentarmos realizar os nossos sonhos.

“É necessário correr riscos, seguir alguns caminhos e abandonar outros. Ninguém é capaz de escolher sem medo”.
-Paulo Coelho-

Não pare de pensar nos seus objetivos

Na sua mente deve existir apenas uma coisa bem clara: o seu objetivo. Se tiver que assumir riscos, assuma! Se der errado, que assim seja! Também pode dar certo, e você só saberá se tentar.

Comece hoje mesmo a arriscar-se pelo que realmente quer, sem ter medo de nada, sem temer a si mesmo e os erros que pode cometer. A vida é repleta de erros, mas eles nos permitem crescer e aprender. Cometa erros, corra riscos, viva…

 

Fonte: http://amenteemaravilhosa.com.br/correr-riscos-nos-permite-crescer/

 

Anúncios