Timidez ou introspecção?

img_57114b11e224a

Introspecção ou timidez? É comum e até compreensível que muitas pessoas confundam os termos, afinal as características de ambos são bastante similares. Para acabar com as dúvidas, este artigo irá esclarecer como saber se uma pessoa é de fato introspectiva, ou se trata mesmo de timidez.

Em primeira instância, é importante frisar que a introspecção e a timidez tem uma diferença básica: A timidez pode afetar diretamente na qualidade de vida do indivíduo, enquanto que a introspectividade se trata apenas de uma característica da personalidade. Para explicar melhor, vejamos as definições de cada um dos termos apresentados:

Introspecção – É caracterizada por indivíduos que são quietos por natureza. Desse modo, são extremamente reservados e gostam de falar apenas quando estão 100% seguros, ou seja, o introspectivo pensa muito antes de falar. Porém, como muitos acreditam, ele não necessariamente tem dificuldades com comunicação. Ele, embora seja muito quieto, não tem problema nenhum em comunicar-se com as pessoas, ele não tem medo ou vergonha, portanto a introspecção não afeta negativamente na vida profissional ou amorosa do indivíduo.

Timidez – Assim como o introspectivo, o tímido é muito quieto. Geralmente vive bastante isolado e reservado. A diferença entre um e outro, é que de fato, o tímido, tem grandes problemas com comunicação e na maior parte dos casos, ele até evita certas situações, por medo e vergonha de ter que falar. Nesse caso, a timidez pode sim atrapalhar negativamente a vida profissional e amorosa do indivíduo.

Em suma, a introspecção é uma característica do indivíduo, que é extremamente normal, assim como um ser extrovertido. Apesar de reservado, ele não tem dificuldades em se comunicar com outras pessoas. O tímido, por sua vez, deixa de vivenciar muitas coisas por conta da sua dificuldade em comunicar-se com outras pessoas, podendo até desenvolver uma fobia social. Por isso, é de extrema importância que um indivíduo que apresenta timidez busque ajuda e tratamento, pois é algo que pode atrapalhar e muito sua vida, impedindo-o de aproveitar oportunidades e momentos bons que a vida fornece.

Desse modo, se você for muito tímido, a ponto de sofrer por conta disso, procure ajuda. Não se culpe por isso, todo mundo tem um nível de timidez, é normal. Acontece que quando a timidez predomina fortemente em sua vida, você passa a sofrer consequências negativas. Tratar-se não quer dizer que você irá tornar-se extrovertido, mas com certeza não deixará de vivenciar momentos incríveis na sua vida por conta do medo ou insegurança.

 

Fonte: http://www.psiconlinews.com/2016/04/timidez-ou-introspeccao.html

 

Anúncios