Frases de Dom Helder Pessoa Câmara

Dom Helder Pessoa Câmara: 7 de fevereiro de 1909 — 27 de agosto de 1999 – Mais uma da nossa amiga Ana Cordeiro

“Dois mil anos após o nascimento do Cristo, mais de dois terços da humanidade encontra-se em condições infra-humanas de miséria e de fome. Mais de dois terços dos filhos de Deus vivem em condições subumanas. Vinte por cento da humanidade consome 80% das riquezas da terra. Oitenta por cento da humanidade deve se contentar com menos de 20% destas mesmas riquezas…”

* * *

“Eu tenho fome e sede de paz. Dessa paz do Cristo que se apoia na justiça. Eu tenho fome e sede de diálogo, e é por isso que eu corro por todos os lados de onde me acenam, à procura do que pode aproximar os homens em nome do essencial… E falar em nome daqueles que são impedidos de fazê-lo.”

* * *

“Quando eu dou de comer aos pobres, me chamam de santo. Quando eu pergunto por que eles são pobres, me chamam de comunista!”

* * *

“As pessoas te pesam? Não as carregue nos teus ombros: tome-as em teu coração.”

* * *

“A não-violência não é de forma alguma uma escolha da fraqueza e da passividade. É crer mais na força da verdade, da justiça e do amor do que nas forças das guerras, das armas e do ódio.”

* * *

“Não se deve esquecer que, se a miséria e a injustiça são ainda mais insuportáveis no terceiro mundo, as maiores raízes do mal estão no coração, nos interesses e nas práticas dos países ricos, com a cumplicidade dos ricos dos países pobres.”

Dom Helder Câmara

Fonte: http://www.domtotal.com/dom_helder/

Anúncios