Pfizer fala sobre Stress

STRESS

> O stress
> Causas comuns
> O stress como doença
> Sugestões para evitar o stress
> Algumas técnicas de relaxamento
> Conselhos para evitar o stress no trabalho
> Tratar o stress
> Modifique a sua rotina
> Links relacionados

O STRESS

Nas últimas décadas, cada vez mais pessoas sofrem de stress. As mudanças bruscas no estilo de vida e a exposição a um ambiente cada vez mais complicado levam-nos a sentir um determinado tipo de angústia. Sentimo-nos desprotegidos e envolvidos em situações traumatizantes; os nossos mecanismos de defesa passam a não responder de uma forma eficaz, aumentando assim a possibilidade de vir a sofrer de doenças, especialmente do foro cardiovascular.

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CAUSAS COMUNS

Cada pessoa reage de forma diferente a possíveis factores de stress. Se saltar de pára-quedas é um passatempo e um divertimento para uns, para outros só a ideia já é aterradora. Não existem pois factores absolutos. No entanto, aqui ficam alguns exemplos mais comuns:

  • Ameaças súbitas: incêndios, explosões, acidentes;
  • Torturas, detenções e outras situações de violência;
  • Violência urbana diária;
  • Desequilíbrio dos mecanismos de defesa individuais;
  • Acidentes ou ocorrências com lesões corporais importantes;
  • Sensação de insegurança;
  • Perda da estabilidade económica, como ser demitido;
  • Dificuldades sexuais;
  • Doenças prolongadas;
  • Intervenções cirúrgicas;
  • Morte de pessoas próximas;
  • Mudanças imprevistas;
  • Aquisição de dívidas e de compromissos difíceis de honrar;
  • Conflitos permanentes no trabalho ou em casa.
  • Divórcio;

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O STRESS COMO DOENÇA

O stress provoca um desequilíbrio entre o corpo e a mente, afectando os mecanismos de defesa. Os sintomas manifestam-se com a combinação de vários factores. Para os médicos, o stress é o causador de muitas doenças; contribui também para complicar ou atrasar a recuperação de uma doença prolongada ou aumentar o seu período incapacitante. O stress pode originar perturbações mentais, erupções da pele, alterações do aparelho digestivo, alteração de certas glândulas internas (tiróide), perturbações menstruais, impotência, desinteresse pela actividade sexual, entre outras.

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SUGESTÕES PARA EVITAR O STRESS

  • Aprenda e pratique uma técnica de relaxamento, para libertar a sua mente de pensamentos negativos e perturbações que irão quebrar do círculo vicioso do stress;
  • Afaste-se de situações angustiantes ou conflituosas;
  • Transforme as sessões de relaxamento e alongamento muscular num hábito diário;
  • Evite levar para casa problemas relacionados com o trabalho; peça apoio à sua família, mas não a envolva em problemas;
  • Esforce-se por repartir o seu tempo de forma equilibrada entre trabalho, lazer e família;
  • Caminhe um pouco antes de ir para casa;
  • Vá a livrarias ou museus;
  • Tome uma bebida calmante, com por exemplo um chá quente ou gelado;

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ALGUMAS TÉCNICAS DE RELAXAMENTO

  • Feche os olhos por alguns segundos várias vezes ao dia. Faça inspirações profundas e lentas em sessões repetidas ao longo do dia.
  • Quando sente que o seu ânimo dimimui ou está angustiado, faça uma pausa e siga algumas das sugestões anteriores. Outro movimento simples e muito bom para relaxar é movimentar os ombros para cima e para baixo de forma longa e lenta e esticar as mãos ao mesmo tempo.
  • Estabeleça horários e rotinas de relaxamento e exercícios pré-definidos com durações específicas. Estes rituais podem transformar-se em verdadeiros “oásis” que o afastam da angústia ameaçadora.<
  • Inscreva-se num ginásio. Além de iniciar um programa de exercícios regular, sentirá que uma boa condição física ajuda a diminuir a predisposição para os efeitos do stress, para a ansiedade e para a depressão.

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CONSELHOS PARA EVITAR O STRESS NO TRABALHO

  • Quando tiver uma sobrecarga de trabalho e de responsabilidade, faça um período de descanso; lembre-se que o stress pode encobrir doenças mais graves;
  • Aprenda a dizer não quando confrontado com solicitações que são exageradas ou que simplesmente não pode satisfazer;
  • Faça um balanço diário da sua vida, alegre-se com o que ela tem de bom e felicite-se por isso;
  • Identifique os acontecimentos que na sua rotina diária lhe causam mal-estar ou que o perturbam profundamente.Alguns exemplos:
    – Competitividade conflituosa entre colegas de trabalho.
    – Disputa por um lugar no estacionamento ou um melhor local dentro do escritório;
    – As filas do almoço, os lugares; etc.
    – Ficar irritado com aglomerações;
    – Deixar acumular tarefas;
    – Não cumprir datas de pagamento;
    – Disputar ultrapassagens no trânsito a caminho do trabalho ou de casa.
  • Faça um programa com datas e acções para se desembaraçar dos aspectos negativos do seu ambiente e do seu comportamento.

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TRATAR O STRESS

Para controlar, melhorar e prevenir os efeitos do stress, defina e resolva de forma honesta e séria os conflitos que, a diferentes níveis, possa estar a viver: espirituais, profissionais ou familiares.

  • Procure diferentes tipos de aconselhamento. Consulte especialistas: médicos, psicólogos, terapeutas ou inscreva-se em grupos de apoio.
  • Seja moderado em todas as suas actividades, mas reforce as que lhe causam maior entretenimento ou satisfação. Faça uma boa alimentação. Beba com moderação.
  • Pratique exercício de acordo com suas possibilidades físicas. Hoje em dia, tem ao seu dispor inúmeros ginásios e health clubs que lhe oferecem diversos programas de exercícios, individuais ou colectivos, onde se combina o exercício físico com técnicas de relaxamento que serão uma excelente opção para o final do dia (exemplos: alongamentos; bodybalance; ioga; pilates; shiatsu, etc.)
  • Proponha-se um novo estilo de vida e realize-o. Fixe metas para si mesmo:
    Aumente progressivamente a distância que caminha para chegar ao escritório ou voltar para casa.
    – Proponha-se ler um livro, disciplinadamente, todos os meses.
    – Pratique desporto duas a três vezes por semana; Não dê desculpas para faltar!
    – Vá ao cinema, teatro ou a outros espectáculos pelo menos uma vez por semana.

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MODIFIQUE A SUA ROTINA

  • Inove e seja criativo na execução das suas tarefas e na forma de se relacionar com os outros.
  • Resolva tarefas com a família e programe actividades em grupo;
  • Passeie com os seus filhos e o seu cão, transforme as caminhadas num agradável acontecimento de integração familiar.
  • Mantenha o bom humor em qualquer circunstância, por mais adversa que ela seja.
  • Seja amigável.
  • Dê e receba afecto.
  • Tenha um atitude positiva diante da vida; não fique irritado.
  • Seja amável.