Atendimento psicológico é incluído nos Planos de Saúde

Os 26 milhões de usuários de planos de saúde do Brasil que assinaram contrato com as operadoras a partir de 1999 estão sendo beneficiados, desde o dia 2 de abril, com cem novos serviços que os planos de saúde terão que garantir.

Entre os novos procedimentos estabelecidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), estão inclusas sessões com psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, além de cirurgias de redução de estômago, vasectomia, laqueadura, colocação de DIU e miopia – para quem tem mais de cinco graus. Dada a atualidade e a relevância deste tema, o CRP-12, em conjunto com o Conselho Federal de Psicologia, deverá abrir um amplo debate com a categoria nas próximas semanas.

Algumas categorias – como a dos psicólogos, nutricionistas e fonoaudiólogos – reclamam da necessidade de encaminhamento médico para que os pacientes possam consultá-los e do limite de sessões que podem ser feitas por ano. Segundo a ANS o objetivo é que as operadoras só ofereçam esses serviços em casos agudos, como suporte.

Anúncios