Que nunca serei uma top model, eu já sabia..

 

Comportamento Por Algosobre Assinar feed do autor
conteudo@algosobre.com.br
Acho que uma das grandes conquistas da mulher acontece na casa dos 20 anos, quando ela descobre e aceita que jamais será uma top model – a não ser que já seja uma.

Outra grande conquista chega junto com os 30 anos: além de não ser uma top model, ela se dá conta de que jamais será uma mulher perfeita – aquele misto de profissional competente, amante inesquecível, mãe exemplar e esposa de seu marido.

Imagino que a conquista da casa dos 40 seja admitir que, além de não ser uma top model e estar longe da perfeição, ela ainda vai envelhecer. Mas ainda não cheguei lá para saber.

Voltando aos 30 anos, parece besteira, mas é duro aceitar o fato de não ser perfeita. Eu, pelo menos, fico fora de mim quando me vejo fazendo coisas “absurdas”, como: me distrair no trabalho, morrer de preguiça de fazer amor, perder a paciência com meu filho.

Como ouso??!! Como ouso não corresponder à imagem de perfeição que criei para mim mesma? Mesmo sabendo que, depois, vou me recriminar duramente? A crítica nos olhos dos outros dói em mim. Mas nos meus próprios olhos me queima. Aliás, minha mais nova recriminação é me recriminar por querer ser perfeita. Se eu fosse realmente perfeita, me aceitaria como sou.

Olho ao meu redor para ver se sou a única a ser tão exigente. Descubro que não. Que a auto-exigência exagerada é um defeito assaz comum. E tão disfarçado que fica difícil de identificá-lo. Por exemplo, quantas vezes afastamos alguém que julgamos capazes de nos julgar de maneira negativa? Quantas vezes deixamos de fazer algo simplesmente porque duvidamos de nossa capacidade de fazê-lo “perfeitamente”?

Pior: e quando nem a gente mesmo consegue se dar conta de que está com medo de não ser perfeita? Aí, faz cada besteira, Meu Deus! Quanto tempo, energia, bons momentos perdidos! Fica escondido num canto do mundo, esperando a perfeição chegar. “Quando eu for perfeita, serei feliz como pinto na merda.”

Mentira.

Anúncios