METODOLOGIA CIENTÍFICA/METODOLOGIA FILOSÓFICA*

(O curso é feito seguindo esses links)
Fonte: http://www.artnet.com.br/
SUMÁRIO

“Aquilo que persistimos fazer torna-se fácil, não porque a natureza da tarefa muda, mas porque a nossa capacidade de fazer aumenta.”

Os limites do pensamento são estabelecidos menos de fora, pela plenitude ou pobreza de experiências com que a mente defronta, do que de dentro, pelo poder de concepção, pela riqueza de noções formuladoras com que a mente enfrenta as experiências. (Suzanne K. Langer)

O método de pesquisa é imposto pelo objeto. (Luigi Giussani)

…Esta concepção tão simples,tão ingênua, de que o método é contínuo-descontínuo processar-se no próprio processo de conhecer foi despertada em mim pela expressão de uma criança, à época com três anos e meio – meu filho. Ao projetar-se numa passarela inclinada, sob a [minha] recomendação de não correr, exclamou: “papai, andar me faz correr”. Deu-se naquele momento em minha mente verdadeiro insight genuinamente dialético. (…) A gratidão a meu filho por aquela descoberta, levou-me a dedicar-lhe a tese: ‘Ao Leo, meu filho, que na ingenuidade de sues três anos e meio, constituiu-se para mim, nestes dias, o revelador do pensar ainda não deformado pela razão analítico-formal; e assim me fez ver que o real não é o problemático e que só há o problema onde há o sistema. (Délcio V. Salomon)

É a natureza do problema que dita o tipo de método a ser empregado. (Délcio V. Salomon)

Nasci sem pistas do que achar. (Edimilson de Almeida Pereira)

Você pode trocar de roupa sem trocar de pele. (Machado de Assis)

Não compreendi bem o que me objeta em relação ao título, pois eu não ponho Tratado do Método, mas Discurso do Método, o que é o mesmo que Prefácio ou AvisoRelativo ao Método, para mostrar que não tenho intenção de o ensinar, mas somente de falar dele, pois como se pode ver do que ali digo, ele consiste mais em prática do que teoria.” [René Descartes, em resposta a seu editor, a respetio do título Discurso do Método. Carta a Mersenne, de março de 1673)

RECOMENDAÇÕES

LEIA ATENTAMENTE : Os documentos estão disponíveis na terminação .rtf e abrem no Word, versões 6.0 ou 7.0. Para se ter acesso aos mesmos, recomenda-se salvá-los no disco rígido e, posteriormente, abri-los no referido programa; ou clicar sobre os vínculos para abri-los automaticamente no Word. Boa leitura! E, caso tenha alguma dúvida, escreva para pmotta@artnet.com.br, digitando “CURSO-METOD” no campo “subject” (assunto) para facilitar a identificação da mensagem.

EMENTA

Introdução à prática de pesquisa acadêmica em Filosofia, dando destaque, através do trabalho com textos específicos, às questões técnicas e metodológicas.

TEXTOS DE METODOLOGIA CIENTÍFICA/METODOLOGIA FILOSÓFICA

Textos-aula

Os textos seguintes constituem a trajetória de leituras e estudo do curso, que tem a duração prevista de quatro meses (podendo se prolongar conforme o rendimento do aluno). Procure distribuir a leitura dos textos em função dos meses sugeridos. Entre em contato sempre que houver alguma dúvida em relação aos procedimentos de estudo e/ou ao conteúdo dos textos.

Textos complementares

Os textos complementares destinam-se, relativamente aos textos-aula, às leituras periféricas, mas não menos importantes. Deverão ser lidos partir da indicação do orientador. Portanto, não se apresse na leitura desses textos, procurando manter uma disciplina de acesso aos mesmos. Ao seguir essas recomendações você estará, desde já, aplicando prática e satisfatoriamente um método de estudo dos textos filosóficos, sem atopelos e sem “queimar” etapas.

PÁGINAS DE INTERESSE: PORTAIS DE FILOSOFIA E ITENS AFINS NA INTERNET

  • ABNT: Página oficial da Associação Brasileira de Normas Técnicas.
  • American Society for Aesthetics : Artigos, revistas, bibliografias, recursos pedagógicos, eventos.
  • Biblioteca – Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Biblioteca pública: http://www.ipl.org/ref/
  • Bibliotecas virtuais: http://www.prossiga.br/bvtematicas
  • Filosofando (em português): Temas diversos de filosofia, antropologia filosófica, mitos, grandes pensadores. Há uma ótima seção de downloads com textos e arquivos diversos.
  • Grupo de Artes Sônicas – GAS: Criado e editado por Paulo Motta, está página apresenta uma abordagem histórico-estética da música eletroacústica, dos seus primórdios aos dias atuais, com as seguintes seções: artigos, eventos, biografias de compositores, arquivos .wav, .mp3 e .mid, análises de partituras, compact discs autorais e de música eletroacústica, laboratórios e estúdios de música eletroacústica, projetos especiais, indicações bibliográficas.
  • Journal of Aesthetics and Art Criticism: Jornal on-line de estética e crítica de arte.
  • Livraria Cultura: Compra de livros via Internet.
  • Livraria Liberdade: Uma das livrarias mais completas de Juiz de Fora, Minas Gerais, com uma ótima seção de livros de filosofia. Disponibiliza um sistema de vendas on-line.
  • Livraria Submarino: Compra de livros via Internet.
  • Metodologia científica: Página dedicada à metodologia científica.
  • Página portuguesa de filosofia: Temas diversos de filosofia e educação.
  • Philosophy Pages – Portal de filosofia em inglês: Riquíssima fonte de referência filosófica com biografias, artigos, resenhas, dicionário de termos filosóficas e nomes, história da filosofia ocidental, “linha do tempo” (timeline)dos filósofos, discussão detalhada sobre vários filósofos e seus pensamentos, tratamento sumário dos princípios elementares de lógica, guia de estudo genérico para estudantes de filosofia, conexões para outros locais de filosofia na internet e, ainda, a possibilidade de carregar o site inteiro no seu disco rígido para uso pessoal.
  • VALIS – Portal de filosofia em espanhol: Acaba de inaugurarse VALIS (Vast Active Life Intelligence System), portal de filosofía en español. La idea del sitio es que funcione como un punto de encuentro para todos los que algunas vez se interesaron por cuestiones más o menos filosóficas, y para aquellos que fueron más allá y decidieron hacer de la filosofía su modo de vida. En pocas palabras: un espacio para compartir ideas, escritos, discusiones, … en el cual es posible publicar escritos personales (libre y casi instantáneamente), entablar discusiones con Los demás visitantes, bajar libros, textos, información y tener acceso a las páginas más interesantes de la web. Algunas de las opciones disponibles por El momento son: – Foros de discusión: está dividido en áreas temáticas. Esta categorización no deja de ser provisoria, por lo que cualquier sugerencia para la creación de nuevos foros (o la eliminación de Los ya existentes) es más que bienvenida. – Artículos: Los escritos enviados por Los visitantes – Contenidos: textos de filósofos/escritores/etc reconocidos. – Downloads: libros, capítulos, fragmentos y demás archivos listos para bajar. – Links: enlaces interesantes. – Etcétera.

Voltar ao início

Parte dos documentos disponibilizados nesta página são autorais e, muito embora possam ser usados indiscriminadamente para fins didáticos, foram redigidos para uso exclusivo dos alunos do Curso Sequencial de Filosofia Contemporânea da Universidade Presidente Antônio Carlos, Barbacena, MG, 2º semestre de 2002, disciplina de Metodologia Científica. Outros documentos incluem material de autores diversos. Caso haja alguma restrição de seus autores quanto ao uso de seus textos, favor entrar em contato com o responsável por esta página: Paulo Motta.

Auxilie na manutenção desta página identificando incorreções e enviando sujestões para pmotta@artnet.com.br

Direitos reservados para todos os textos citados e transcritos nos documentos incluídos nesta página.

Created and Edited by Paulo Motta Copyright © 2003 Group of Sonic Arts. All Rights Reserved. This file may be reproduced for private study or teaching purposes or placed on a Web Server, provided that its origin is always acknowledged and that this notice and the above copyright notice always accompanies it. By the way, I welcome your feedback. You can mail me at pmotta@artnet.com.br.

*Originalmente ministrado no CURSO SEQÜENCIAL DE FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA, UNIPAC, Barbacena, MG. Disciplina: Metodologia Científica – 2º semestre, 2002. Paulo A. F. Motta