Filmes de Motivação: Lições do Cinema

Filmes têm a característica de chamar a nossa atenção e são muitos os motivos que os fazem se tornar tão atrativos. Pode ser um bom roteiro, a presença de um ator ou de uma atriz talentosa, talvez os efeitos especiais utilizados ou ainda as lições que podem ser encontradas neles. Quanto às lições que o cinema pode nos proporcionar, separamos uma lista de filmes de motivação que poderão inspirá-lo a dar uma alavancada em sua vida e carreira. São eles:

Poder além da vida

Este filme conta a história de Dan Millman, um talentoso ginasta, que tem seu sonho, de participar de uma Olimpíada, interrompido. Entretanto, Dan contará com a ajuda de um misterioso homem e de uma amiga. O filme traz uma reflexão aprofundada sobre nosso poder interior.

 

Somos Marshall

Este por sua vez conta a história de Jack Lengyel, um jovem treinador que está determinado a reconstruir o programa de futebol americano de sua universidade, após um acidente trágico de avião onde morrem parte dos membros do time. O filme é baseado em uma história real e é um grande exemplo de superação, resiliência e liderança.

 

Antes de partir

Um filme realmente espetacular. O longa conta a história de dois homens, Carter Chambers e Cole Edward, que estão em fase terminal e decidem realizar todos os seus sonhos de vida. É uma história muito divertida, mas que também traz lições valiosas. Estrelado por Jack Nicholson e Morgan Freeman, o longa retrata a história da viagem ao redor do mundo realizada pelos dois e a intensa ligação que passam a possuir.

 

 

Para sempre Alice

Aos 50 anos, a brilhante professora de linguística Alice Howland, interpretada pela talentosa Julianne Moore, recebe o diagnóstico de Alzheimer. Para quem construiu sua vida tendo o intelecto como base, essa pancada poderia ter a colocado de joelhos esperando pelo “fim de sua consciência”, porém, Alice consegue se manter motivada para lutar contra a doença e aproveitar todos os momentos de lucidez que ainda lhe restavam.

 

A procura da felicidade

Inspirado na vida de Chris Gardner, o longa conta a trajetória de um homem que, devido a um investimento ruim, perdeu praticamente tudo, casa, carro, esposa, restando apenas seu filho pequeno e a motivação para mudar de vida. Agarrando se a isso, e superando todas as adversidades, ele, que era vendedor, consegue se tornar um corretor da bolsa de valores milionário. O filme conta com uma brilhante atuação de Will Smith no papel principal.

 

Walter Mitty

O longa mostra como sair da inércia e tomar as rédeas da própria vida irá lhe proporcionar experiências extraordinárias e edificantes, sendo fundamental para promover um maior autoconhecimento. Walter Mitty, interpretado por Ben Stiller, é responsável pela revelação de filmes em uma revista, vendo o mundo a partir das lentes dos fotógrafos. Ao perder um dos negativos, o protagonista decide se aventurar em uma grande viagem em busca da foto perdida.

 

 

Os intocáveis

O que pode motivar alguém que não consegue mover nada abaixo do pescoço? Como ele pode enxergar a vida por outra perspectiva? É isso que descobrimos no excelente filme francês os Intocáveis. O longa é baseado na história real do empresário tetraplégico Philippe Pozzo que passa a ter como cuidador o imigrante senegalês Driss. A relação e trocas culturais entre os dois mudam a perspectiva da felicidade de viver tanto dos protagonistas quanto dos espectadores.

 

Invictus

A motivação pode nos levar a alcançar feitos inimagináveis. O filme retrata como o primeiro presidente negro da África do Sul Nelson Mandela conseguiu, após longos e dolorosos anos de apartheid, unir negros e brancos em um objetivo comum: torcer para a seleção do país na copa do mundo de Rugby, um esporte praticado quase em exclusividade pelos indivíduos de pele clara. O longo mostra como Nelson Mandela consegue passar essa intensa motivação para o time, que, mesmo contra todas as previsões, se sagra campeão da competição.

 

Jerry Maguire

O subtítulo em português: “a grande virada” já nos dá uma clara imagem sobre o que se trata filme. No excelente longa estrelado por Tom Cruise, Jerry Maguire é um agente esportivo bem-sucedido. Um dia, insatisfeito pela forma impessoal que sua empresa lida com os atletas, escreve um memorando apontando os pontos que acha falho e é demitido. Tendo apenas a ajuda de uma outra funcionária, que pede demissão depois da carta de Jerry, e um único atleta, o protagonista consegue dar a volta por cima.

 

Uma lição de vida

Inspirado na história real de Kimani Maruge, um homem que por muitos anos lutou pela descolonização do Quênia e decidiu travar sua última batalha contra o sistema que o oprimia: aprender a ler e escrever. A motivação em ser alfabetizado faz com que o protagonista se matricule em uma classe com alunos de seis anos de idade. Como pano de fundo, o longa mostra a história do país africano e a rebelião Mau Mau, luta que levou a independência do Quênia.

 

Coaching e Motivação

As listas de filmes de motivação que trazem lições são imensas. São várias as abordagens que nos trazem uma profunda reflexão e nos inspiram a atingir nossas metas e alcançar os objetivos que nos propusemos.

Na formação Professional & Self Coaching – PSC, que trabalha aspectos pessoais e profissionais, fica evidente ainda mais como os filmes são grandes porta-vozes da mensagem do Coaching. No Cine Coaching, uma seleção mostra como estes potencializam ainda mais os resultados dos alunos, pois têm a capacidade de despertar algo ainda adormecido e a vontade de evoluir sempre mais.

 

 

Fonte: http://www.ibccoaching.com.br/portal/lideranca-e-motivacao/filmes-motivacao-licoes-cinema/

Anúncios