Seja ousado sem tomar decisões imprudentes

É comum no dia a dia, as pessoas se depararem com situações que exijam delas, escolhas com diferentes níveis de riscos. Em um ambiente de trabalho, isso pode ser comparado com uma mudança de emprego, ou definição de uma estratégia de negócio. É em cenários como esse que encontramos profissionais muito ousados e outros, muito conservadores.

Alguns profissionais têm mais predisposição para emoções fortes, enquanto outros têm peso igual ou maior na imprudência. O que influencia a tomada de risco é a esfera da vida em que a pessoa está inserida.

Ousadia e Novas Oportunidades

Todos têm problemas e obstáculos para enfrentar. O que te torna diferente é a forma como você encara os empecilhos e a capacidade que tem para encontrar novas portas diante de uma fechada. Seja ousado.

Mas tenha em mente que ser ousado não significa ser aventureiro ou mesmo imprudente, mas sim, saber usar, com limite, suas qualidades e obter lucros e reconhecimento sobre suas atitudes.

As oportunidades sempre existirão, o que faz você um profissional ousado é o seu ato de ser diferente do que todos esperam.

tumblr_lgsg15emk91qgu812o1_1280

Ousadia sem imprudência

Se você sempre optar pelo seguro acabará perdendo grandes oportunidades de crescer e se desenvolver, por isso, é importante tomar alguns riscos, até mesmo pensar em abrir um pequeno negócio, por exemplo.

Mas lembre-se sempre, a ousadia não é o mesmo que imprudência, na verdade o que o mercado espera de você é que pense sempre com cautela e assuma riscos calculados.

Percepção de risco

Na hora de tomar uma decisão é muito importante a maneira como você percebe o risco. A chance de algo ruim acontecer sempre existirá, mas a forma como você lida com ela, também pode fazer de você um profissional ousado.

O excesso de confiança é uma armadilha. Isso justifica os grandes erros de renomados presidentes, a crise econômica e política pela qual estamos passando. Quanto mais poderosa a pessoa se torna, mais suas fronteiras de riscos mudam e mais exposta ela fica. Ter atitudes impensadas ou decisões imprudentes podem ter levado à queda da presidenta que foi afastada dia 12 de maio, por 180 dias.

Contudo, na hora de tomar decisões importantes, procure conhecer os aspectos do risco, pois isso pode ser a grande diferença entre um erro e um acerto. A ousadia é apenas uma das maneiras de agir profissionalmente.

Sendo assim, procure desenvolver atitudes mais ousadas, essa é uma forma de você reforçar essa posição e percepção que os outros têm de você.

Ficou claro como ser ousado sem ser imprudente? Deixe seu comentário abaixo. Convido você a ousar! Curta e compartilhe esse artigo nas redes sociais.

 

 

Fonte: http://www.ibccoaching.com.br/portal/seja-ousado-sem-tomar-decisoes-imprudentes/

Anúncios