Gosto do meu jeito de ser e não vou mudar por ninguém

Não vou mudar por você, não me peça que seja mais gentil, mais magro ou que renuncie às minhas paixões para que eu preencha seus vazios. Eu gosto de mim como sou, então você terá que me aceitar com todas minhas manias porque é no meu jeito de ser que está minha felicidade, minha integridade.

Dizem por aí que as pessoas tendem a variar a personalidade em determinados momentos por três razões: para se adaptar a um determinado contexto, para alcançar um objetivo ou para evitar algo que nos desagrada ou nos traz medo. E, acreditemos ou não, o mesmo acontece em muitas relações amorosas.

Nunca corra por alguém que não daria um passo por você, não renuncie a seus sonhos para viver a vida de outra pessoa, porque caso contrário um dia deixará de se reconhecer no espelho.
Há quem, ainda nos dias de hoje, pense que ser um casal é renunciar a tudo pela outra pessoa. Sem exceções. É nessas situações que muitos vão perdendo pouco a pouco sua identidade, sua abertura, e vão se aproximando do jeito de ser do par amoroso para se encaixar a ele, e alcançar assim um propósito que cedo ou tarde se converte em despropósito.
Quem renuncia perde, quem muda o que define a si mesmo para fazer feliz outra pessoa deixa de ser quem é. Desse modo a relação não poderá ser mais que uma farsa, destinada ao fracasso em que um domina e o outro se mantém sob uma máscara que não permite ser quem realmente é. Não entre nesse jogo.

Não vou mudar por você, vou crescer com você

menina-bicicleta-na-praia

A personalidade é uma construção psicológica que se edifica ao longo de nossas vidas através das experiências e das reflexões que temos sobre elas. Somos um conjunto de virtudes, limitações, manias, valores, sonhos e expectativas que não podemos mudar da noite para o dia. Não seria saudável nem lógico.

Há quem se empenhe em mudar o mundo para ajustá-lo às suas expectativas, sem entender primeiro que a própria vida já traz muitas mudanças para nós, sendo que aí sim é necessário ter uma personalidade forte, mas passível de adaptação, capaz de fazer frente aos imprevistos.

Cabe destacar um aspecto importante: mudar não é ruim se a mudança parte de si mesmo. As pessoas precisam de algumas variações nos enfoques do pensamento, propósitos e atitudes para que se adaptem, para conseguir equilíbrio e crescimento pessoal.

  • Agora, essas mudanças são, como dissemos, voluntárias, e se partem de nós mesmos não há o menor problema. Mudamos nossos pensamentos para mudar nossa realidade. Mudamos por nós mesmos e não por qualquer outra pessoa.
  • Outro detalhe para se ter em conta é que não temos que pensar que quem vive um relacionamento amoroso baseado na desigualdade e na infelicidade foi obrigado a mudar pelo outro. Em alguns casos é a própria pessoa que busca a mudança para se adaptar ao outro, para ser aceito e para ser amado.
  • Quem busca ser algo que não é para ser desejado pelo outro na realidade não se ama. E então, mesmo que durante um tempo cheguem a acreditar que são felizes e que tudo está correndo bem, pouco a pouco a autoestima se fragmenta, até que desmorona como um castelo de areia atingido por ondas na praia.

menina-com-rosas

Não quero mudar para que você me queira, quero que você me deseje pelo que sou

Não há necessidade de dizer coisas que não pense, de dar razão só para agradar, para parecer ser como os demais esperam que você seja. Se mantiver essa atitude chegará um momento em que não saberá realmente quem você é, o que quer ou o que o mantém em pé.

  • É necessário que quem goste de você seja seu cônjuge, amigos ou família, goste de você não só pelo que você é, mas apesar de tudo que você é. Ou seja, devem querer seu bem com suas luzes e sombras, com suas grandezas e feridas.
  • Pode ser que você queria ser um casal, queria ter bons amigos, mas antes de tudo isso é necessário preparar-se para tanto, pra formar um casal, para ser amigo. Se você sabe como você é e é feliz consigo mesmo, será capaz de oferecer seu melhor aos outros.

Não vou mudar por você, vou caminhar ao seu lado

As pessoas seguem mudando a cada dia, mas nunca perdemos nossas essências, nossos princípios e nossos valores. É por isso que não devemos abdicar do que nos define, porque se assim o fizermos, deixaremos de ser nós mesmos.

  • Pense que se há alguém que te obriga a mudar é porque não gosta de você como você é de verdade. E se a pessoa não gosta de você, o problema não é seu, mas sim da outra pessoa que não é capaz de aceitá-lo.
  • As pessoas se unem para crescer, não para se limitar; para caminhar juntos e não para colocar algemas; para construir novos horizontes e não para ficarem presos.Se se empenham para mudar, o que há é apenas censuras, machucados e feridas. Não permita isso.
Queira-me inteiro, com todas minhas esquinas e meus cruzamentos. Aceite-me com os dois olhos abertos e o coração humilde, porque sou tudo o que vê e você pode ver tudo o que sou. Prometo não mudar, prometa não querer que eu mude.

pensativo-praia

 

Fonte: http://amenteemaravilhosa.com.br/nao-vou-mudar-por-ninguem/

Anúncios